Defesa das empresas públicas será articulada em ato no dia 6, no Rio

Bancários e outras categorias profissionais realizam no Rio ato popular Se é publico, é para todos. Sindicato enviará comitiva; saiba como participar.

Em estado de alerta e de mobilização permanentes, bancários e outras categorias profissionais participarão do grande ato popular Se é público, é para todos – Defender as empresas pública é defender o Brasil, na próxima segunda-feira (6), no Rio de Janeiro. Debates, aulas públicas e um ato político e cultural compõem o dia de programação na Fundição Progresso, Lapa.

A mobilização objetiva intensificar a luta contra o Projeto de Lei 4918/16 (antigo PLS 555/2015, já aprovado no Senado) e outros PL’s e iniciativas que ameaçam as estatais federais, estaduais e municipais, bem como enfraquecem a representação dos trabalhadores – entre eles o PLP 268, que acaba com a representação dos participantes assistidos nos fundos de pensão.

“Começamos um grande movimento popular em defesa do patrimônio público brasileiro com este ato. Vamos tomar as ruas com trabalhadores, aposentados, estudantes, artistas e intelectuais para afirmar mais uma vez a importância das empresas estatais para o desenvolvimento do povo brasileiro e também denunciar o governo ilegítimo de Michel Temer, que quer desmontar os princípios cidadãos da Constituição de 1988”, explica Rita Lima, diretora do sindicato e integrante do Comitê.

O Sindibancários/ES vai participar do evento e convida os bancários da base a integrarem a comitiva, que deixará Vitória na noite de domingo (5) e retornará na noite de segunda.O evento é organizado pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e patrocinado por diversas entidades, dentre elas o Sindicato.

Para o Comitê, diante do risco de privatizações e retirada de direitos, é fundamental que as categorias envolvidas e a sociedade participem das mobilizações. Em pronunciamento realizado na terça-feira, 24, Temer sugeriu a privatização das empresas públicas como forma de sanar o déficit econômico brasileiro.

empresas-públicas-ato-rio

Programação

O evento vai ser iniciado com uma reunião do Comitê e, posteriormente seguirá com uma mesa de abertura composta por representantes das entidades que o integram. Em seguida, intelectuais de expressão na academia brasileira, políticos e representantes de entidades dos trabalhadores discutirão a importância das empresas públicas para o Brasil no espaço O que é público para você? A filósofa e professora da PUC-SP Marcia Tiburi é um dos destaques. O evento será finalizado com um grande ato público na Lapa e encerrado com show do grupo de samba Casuarina.

Além de Tiburi, também participarão do debate Guilherme Boulos, integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Emir Sader, docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, e Guilherme Estrela, ex-diretor da Petrobras, também fortalecerão as discussões.

Como participar?

Bancários interessados em participar do evento devem entrar em contato com Sindicato pelos telefones (27) 3331-9999 e (27) 3331-9993.

Imprima
Imprimir

Comentários