17ª Conferência Nacional dos Bancários começa nesta sexta, 31

Começa nesta sexta, 31, e segue até o dia 02 de agosto a 17ª Conferência Nacional dos Bancários. Com o tema “Unidade nacional para garantir direitos e avançar nas conquistas”, o evento definirá as estratégias para a Campanha Nacional 2015 e a minuta de reivindicações da categoria. O encontro será realizado no Hotel Holiday Inn […]

Começa nesta sexta, 31, e segue até o dia 02 de agosto a 17ª Conferência Nacional dos Bancários. Com o tema “Unidade nacional para garantir direitos e avançar nas conquistas”, o evento definirá as estratégias para a Campanha Nacional 2015 e a minuta de reivindicações da categoria. O encontro será realizado no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, na cidade de São Paulo.

A Conferência terá a participação de 635 delegados e delegadas, que foram eleitos em conferências regionais por todo o País, além de 61 observadores.

O coordenador geral do Sindibancários/ES, Jessé Alvarenga, destaca as principais propostas que serão apresentadas pela delegação estadual que compõe a Intersindical.

“Vamos defender o índice de reajuste aprovado na Conferência Estadual dos Bancários, de 25,55% – sendo 9,17% referentes à inflação estimada do período e 15% em razão da lucratividade dos bancos e da rentabilidade dos seus patrimônios líquidos. Entre os eixos centrais defenderemos ainda a garantia do emprego, o fim das metas e da terceirização, a contratação de mais empregados e a reposição das perdas salariais, questões que consideramos indispensáveis à saúde e à valorização do trabalhador bancário”, diz Jessé.

“Esperamos que a Conferência seja um espaço democrático e que nossa minuta seja fiel às demandas da base para iniciarmos uma Campanha forte e unificada, que pressione os banqueiros e arranque conquistas, afinal, os bancos continuam batendo recorde de lucratividade – só em 2014, as cinco maiores instituições financeiras no Brasil obtiveram lucro líquido de R$ 60,3 bilhões”, conclui o coordenador geral do Sindicato/ES.

Confira a programação da17ª Conferência Nacional dos Bancários

Sexta-feira – 31 de julho

8h30 às 18h – Credenciamento

10h às 12h Painel: Terceirização .

“As consequências dos processos de terceirização – Estudo de Caso no México”: Eugenio Narcia Tovar – Advogado, especialista em relações de trabalho no México;

“O Brasil frente aos riscos da PLC 30/2015”: Maximiliano Nagl Garcez – Especialista em Relações de Trabalho, advogado membro da Associação Latino-Americana dos Advogados Laboralistas – ALAL

14h às 16h – Painel:Reforma Tributária e Desenvolvimento Econômico
– Paulo Gil – Auditor Fiscal e Membro do Instituto Justiça Fiscal
– Vagner Freitas – Presidente da CUT Nacional

16h às 18h -Painel: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional

– Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa – Instituto de Economia da Unicamp/SP
– Sergio Nobre – Secretário Geral da CUT Nacional e coordenador dos Macrossetores
– Alci Matos – Presidente da Conf. Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT
– Paulo Cayres – Presidente da Conf. Nacional dos Metalúrgicos da CUT

18h – Votação do Regimento Interno
19h – Abertura Solene

Sábado- 1º de agosto

08h30 às 11h30 – Credenciamento
09h – Apresentação da Consulta Nacional
09h30 às 14h – Trabalho em Grupos:
Grupo 1 – Emprego;
Grupo 2 – Saúde do Trabalhador, Segurança Bancária e Condições de Trabalho;
Grupo 3 – Remuneração;
Grupo 4 – Estratégia para Organização da Luta.

16h – Debates das Correntes Políticas

Domingo – 02 de agosto

9h30 às 10h – Apresentação da campanha de mídia
10h às 13h – Plenária Final e Encerramento.
Com informações da Contraf

Imprima
Imprimir

Comentários