Retrospectiva 2017: atos que marcaram a luta dos bancários

2017 foi um ano de ataque à classe trabalhadora, mas foi também um ano de resistência. Confira os atos que marcaram a luta dos trabalhadores e da categoria bancária

Ações sindicais, greves gerais, marchas, protestos, pro­jetos culturais e esportivos, ações jurídicas, entre outras, marcaram o ano de 2017 da categoria bancária. Unido a outros trabalhadores e movimentos sociais, o Sindibancários/ES atuou intensamente na luta contra a retirada dos direitos trabalhistas.

As recordações deste ano são um convite para que em 2018 os trabalhadores e trabalhadoras continuem unidos para reconquistar direitos e impedir o aumento  retrocessos.

Aniversário e Dia de Luta

Em janeiro deste ano, o Sindibancários completou 83 anos e a comemoração foi marcada por um dia de luta em defesa dos bancos públicos e dos trabalhadores, juntamente com a comemoração dos 156 anos da Caixa.

Contra o desmonte do BB

A reestruturação do Banco do Brasil foi amplamente combatida pelo Sindibancários/ES. Trabalhadores, clientes e a sociedade civil organizada se uniram em um Dia de Luta contra as medidas adotadas pelo Banco. Com o apoio do Sindibancários, moradores da Praia do Canto se uniram para um café da manhã contra o fechamento da agência do BB na Avenida Rio Branco.

Dia do aposentado

O Sindicato participou de café da manhã com associados da Baneses, oportuni­dade que serviu para parabenizar os aposentados do Banestes e lembrar a importância de defender a Previ­dência Social e o banco público.

Defesa dos bancos públicos

Os bancários e bancárias, seguindo o calendário da Campanha Nacional de luta e resistência em defesa dos bancos públicos, realizaram atos nas agências da Caixa, Banco do Brasil e Banestes.

“Esse Banco é da nossa conta”

O ano também foi marcado pela defesa do Banestes Público e Estadual. Em fevereiro foi realizado o seminário “Esse banco é da nossa conta”, que envolveu os bancários e bancárias em uma nova campanha em defesa do banco. Na manhã do dia 14 de março, balões rosas e azuis coloriram o céu do Centro de Vitória no lançamento da campanha.

Pressão popular

As ações coordenadas pelo Sin­dicato juntamente com os moradores de Barra do Riacho foram vitoriosas! A agência do banco, prestes a ser fecha­da, foi mantida na comunidade.

Aniversário do Banestes

Vestindo a camisa da campanha “Esse Banco é da Nossa Conta”, bancários e bancárias marcaram presença no ato cultural em comemoração aos 80 anos do Banestes.

Banestianos pela Banescaixa

Bancários e bancárias realizaram ato em prol da sustentabilidade da Banescaixa.

Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias

A Conferência Estadual da categoria aconteceu entre os dias 23 e 25 de junho, dando o pontapé inicial para a campa­nha nacional.

Congresso Estadual dos bancos públicos

O Encontro Estadual dos Bancários e Bancárias do Banco do Brasil e da Caixa, realizado em junho, abriu os debates para a Campanha Nacional de 2017. Já os bancários do Banestes e do Bandes realizaram no mês de agosto os seus congressos específicos, em preparação para a Campanha Nacional da categoria. Também na Conferência foi lançada a segunda etapa da campanha pelo Banestes público e estadual, com o slogan “Esse Banco é da Nossa Conta”.

Conferência Nacional

Aconteceu no final de julho a 19ª Conferência Nacional dos Bancários, em São Paulo. No encontro, os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram a minuta da Campanha Nacional 2017 e traçaram o plano de lutas.

Ocupa Brasília

Bancários e bancárias participaram do ato em Brasília contra o governo ilegítimo de Michel Temer e as reformas trabalhista e da Previdência.

Greve Geral

Nos dias 28 de abril e 30 de junho, trabalhadores e trabalhadoras participaram de greves nacionais construídas pela classe trabalhadora contra as reformas trabalhista e da Previdência.

Marcha contra reforma da Previdência

Em dezembro bancários e bancárias se uniram a outras categorias para marchar contra a reforma da Previdência. A caminhada saiu da praça de Jucutuquara até o Centro de Vitória.

Fora Temer!

Em maio os bancários e bancárias participaram de uma manifestação que juntou milhares de pessoas na Ufes rumo à Assembleia Legislativa para gritar Fora Temer e diretas já!

Dia de Luta Contra Retirada de Direitos

Os trabalhadores e trabalhadoras participaram no dia 10 de novembro das manifestações contra as reformas do governo Temer e se mostraram resistentes em relação a política de retrocessos implantada.

Marcha Pela Vida e Cidadania

Com o tema “Trabalhadora e Trabalhador em Defesa do Direito à Vida com Dignidade”, o ato marcou a luta do Dia da Trabalhadora e do Trabalhador.

Grito dos Excluídos

Realizado na região da Grande Itararé, o Grito dos Excluídos enfatizou a luta por direitos e moradia. Na manifestação, bancários e bancárias levaram para as ruas a indignação com relação aos ataques feitos pelo governo Temer contra a classe trabalhadora.

Greve Internacional das mulheres

Com o lema “As capixabas vão parar! Contra a Reforma da Previdência e nenhum direito a menos”, bancários e bancárias participaram da Greve Internacional, que envolveu as mulheres na luta contra o machismo e o patriarcado.

Festa do dia do Bancário e da Bancária

A festa da categoria celebrou as formas de resistência urbana com muita música, graffiti e hip hop feminino.

Ato contra desmontes do serviço público

No dia 10 de outubro foram realizadas panfletagens e conversas com a população em um ato contra as medidas do governo federal que atingem diretamente os serviços públicos.

Jurídico

A Caixa foi condenada ao pagamento de multa de R$ 1 milhão em ação contra assédio moral coletivo movida pelo Ministério Público da União e Sindibancários.
Também em 2017 foram realizadas cinco reintegrações por meio da assessoria jurídica do Sindicato.

Greve da PM

Durante a greve da PM, no início do ano, o Sindibancários declarou apoio às famílias dos grevistas e cobrou das agências bancárias e departamentos que ficassem fechados até que a segurança fosse restabelecida no Estado.

Protesto em Piaçu

Junto com a comunidade de Piaçu, em Muniz Freire, o Sindibancários realizou protestos pela permanência do posto de atendimento do Banestes no distrito.

Dia Internacional de Luta a Não-Violência Contra a Mulher

Em alusão ao Dia Internacional de Luta a Não-Violência Contra a Mulher, no dia 24 de novembro foram rea¬lizadas na capital manifestações pela vida das mulheres. Os bancários e bancárias estiveram presentes!

Seminário Saúde Caixa, Funcef e Previdência

Nos dias 18 e 19 de agosto aconteceu o Seminário estadual sobre Saúde Caixa, Funcef e Previdência.

Futebol Soçaite

Os bancários do Santander conquistaram o título de campeão do Torneio de Futebol Soçaite dos Bancários.

 

Imprima
Imprimir