Após mobilização dos bancários, Banestes marca reunião de negociação do Plano Salto

A direção do Banestes encaminhou ao Sindicato dos Bancários/ES, na tarde desta sexta-feira, 17, um documento convidando a entidade para reunião de discussão do Plano Salto, que será realizada na próxima quarta-feira, 22, às 14 horas. O convite veio após forte mobilização da categoria, na manhã desta sexta-feira, cobrando a abertura de negociação.  “Esta é […]

A direção do Banestes encaminhou ao Sindicato dos Bancários/ES, na tarde desta sexta-feira, 17, um documento convidando a entidade para reunião de discussão do Plano Salto, que será realizada na próxima quarta-feira, 22, às 14 horas. O convite veio após forte mobilização da categoria, na manhã desta sexta-feira, cobrando a abertura de negociação. 

“Esta é a primeira vez, em dois anos, que o banco convida realmente a categoria para apresentar propostas sobre o Plano Salto. Graças à pressão da categoria conseguimos abrir o diálogo”, afirma Carlos Pereira de Araújo (Carlão), coordenador geral do Sindicato.

No documento enviado ao Sindicato, o banco afirma desconhecer os motivos da mobilização que aconteceu nesta sexta-feira e insinua já ter feito a apresentação do Plano à entidade sindical.
O que o banco afirma ser a proposta do Plano Salto, contudo, não configura uma minuta de Plano de Cargos e Salários. O Banestes apresentou apenas um esboço com diretrizes gerais e superficiais sobre a estruturação do Plano Salto.

Durante a manifestação, o gerente geral de Recursos Humanos do Banestes, Flávio Diesel, convidou o coordenador geral do Sindicato/ES para uma reunião após o ato, para conhecimento das posições da categoria e apresentação de propostas. Flávio foi imediatamente informado por Carlão de que a Plenária realizada pela categoria no último dia 16 elegeu uma comissão de trabalhadores que, coordenada pelo Sindicato, ficaria responsável pelas negociações com o banco. Como não havia tempo hábil para reunir a comissão no momento proposto, não seria possível realizar o encontro.

O Coordenador geral do Sindicato reitera a disposição da entidade em negociar com o Banco. “Estaremos presentes na reunião do dia 22 e esperamos que o banco esteja realmente aberto ao diálogo com a categoria, para que, juntos, possamos transformar o esboço do Plano Salto em um Plano que valorize os banestianos e traga benefícios aos trabalhadores”, afirma Carlão.

Carlão destaca que, ao contrário do que diz o banco, o Sindicato cobrou diversas vezes a abertura de negociação sobre a proposta, mas a instituição financeira se negou a abrir o diálogo. “Só conseguimos a abertura das negociações após a forte pressão da categoria. E devemos continuar mobilizados e unidos, para que o Plano Salto atenda aos anseios dos empregados do Banestes”, conclui.

Segunda-feira é dia de vestir preto

O Sindicato dos Bancários/ES reafirma a realização do “dia do preto” na próxima segunda-feira, 20, como deliberado na plenária da categoria. Todos os bancários devem ir para as agências vestindo roupa preta, como forma de manifestar simbolicamente a insatisfação dos banestianos com a ameaça de retirada de diretos no Plano.

Imprima
Imprimir