Aprovada minuta de reivindicações dos bancários do Banestes

A minuta de reivindicações específicas dos bancários do Banestes na Campanha Nacional 2015 foi referendada em assembleia na noite desta quarta-feira, 12. A entrega da pauta à direção do banco acontece nesta sexta-feira, 14, às 10 horas, no Pallas Center. Os funcionários do banco estadual querem um índice de reajuste salarial de 25,55%, incluindo 9,17% […]

A minuta de reivindicações específicas dos bancários do Banestes na Campanha Nacional 2015 foi referendada em assembleia na noite desta quarta-feira, 12. A entrega da pauta à direção do banco acontece nesta sexta-feira, 14, às 10 horas, no Pallas Center.

Os funcionários do banco estadual querem um índice de reajuste salarial de 25,55%, incluindo 9,17% referentes à inflação estimada do período (setembro de 2014 a agosto de 2015), e 15% equivalente à parte da rentabilidade do banco. Além disso, os bancários querem a reposição das perdas inflacionárias desde setembro de 1994 até agosto deste ano.  “Não vamos anistiar a direção do banco dessa dívida com os trabalhadores”, afirmou o coordenador geral do Sindicato, Jessé Gomes de Alvarenga.

A pauta foi elaborada no Congresso Estadual dos Bancários, realizado nos dias 26,27 e 28 de junho, em Guarapari. Entre as reivindicações estão piso salarial equivalente ao salário mínimo do Dieese acrescido da gratificação semestral de 25%, totalizando R$ 4.222,02; constituição de uma comissão paritária para discutir a revisão da Estrutura de Cargos e Salários para corrigir distorções existentes; defesa do Sistema Banestes público e estadual; eleição entre os funcionários de um diretor representante (Direp) para a Diretoria Executiva do banco; vale-cultura para todos e benefícios como tíquetes, cesta-alimentação, auxílio-creche/babá e auxílio para filhos com necessidades especiais no valor de R$ 788,00 cada

Sobre a Fundação Baneses, os bancários querem que o banco mantenha sua contribuição enquanto o bancário permanecer na ativa. Hoje, essa contribuição cessa quando o bancário alcança o direito à aposentadoria oficial. Em relação à Banescaixa, os empregados querem alterar o estatuto para garantir eleição direta dos seus representantes.

Imprima
Imprimir