Assembleia dos bancários do Itaú discute Acordo de ponto eletrônico nesta quarta, 04

O Sindicato dos Bancários/ES convoca todos os trabalhadores do Itaú para assembleia geral da categoria que acontecerá nesta quarta-feira, 04, para discutir a renovação do Acordo Coletivo sobre o sistema de ponto eletrônico. A assembleia será às 18 horas, na sede do Sindicato (Rua Wilson Freitas, 93, Centro, Vitória). O coordenador geral do Sindicato/ES, Carlos […]

O Sindicato dos Bancários/ES convoca todos os trabalhadores do Itaú para assembleia geral da categoria que acontecerá nesta quarta-feira, 04, para discutir a renovação do Acordo Coletivo sobre o sistema de ponto eletrônico. A assembleia será às 18 horas, na sede do Sindicato (Rua Wilson Freitas, 93, Centro, Vitória).

O coordenador geral do Sindicato/ES, Carlos Pereira de Araújo (Carlão), destaca a importância do Acordo e convoca os bancários para a atividade. “O ponto eletrônico é um importante instrumento para assegurar o cumprimento da jornada de 6 horas e de outros direitos, como o pagamento das horas extras de trabalho, por isso convidamos todos a discutir o tema”.

Conforme estabelece o Acordo, o sistema de ponto não deve admitir: restrições à marcação de ponto, marcação automática do ponto, exigência de autorização prévia para marcação de sobrejornada e alteração ou eliminação, pelo gestor, dos dados registrados pelo empregado. A proposta prevê ainda as seguintes condições para o funcionamento do ponto eletrônico:

  1. Encontrar-se disponível no local de trabalho para o registro dos horários de trabalho e consulta;
  2. Permitir a identificação de empregador e empregado;
  3. Possibilitar, pelo empregado, a qualquer tempo, através do Portal Corporativo ou da central de atendimento, a extração eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas;
  4. Possibilitar, através da central de dados, a extração eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas pelo empregado, mediante solicitação da fiscalização.

Confira edital de convocação para a assembleia:

 

EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, com CNPJ sob o nº 28.164.168/0001-51, Registro Sindical nº 1-308 por seu coordenador geral abaixo assinado, tendo em vista o disposto no artigo 2º da Portaria 373 de 25 de fevereiro de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego, convoca todos os empregados do ITAÚ UNIBANCO S.A., ITAÚ UNIBANCO HOLDING S/A, BANCO ITAÚ BBA S.A., BANCO ITAUCARD S.A., HIPERCARD BANCO MÚLTIPLO S.A. e BANCO ITAÚ BMG CONSIGNADO S.A, sócios e não sócios, da base territorial deste Sindicato, para a Assembleia Geral Extraordinária que se realizará dia 04 de dezembro de 2013, às 18 horas em primeira convocação e às 18h30 em segunda convocação, na sede do Sindicato, com endereço na Rua  Wilson Freitas, 93, Centro, Vitória/ES, para autorizar a diretoria a proceder à renovação do acordo  coletivo de trabalho sobre sistema alternativo eletrônico de controle de jornada com vigência de 01 ano, bem como delegar poderes para tanto.

Vitória (ES), 29 de novembro 2013.

Carlos Pereira de Araújo
Coordenador Geral

Imprima
Imprimir