Bancários comemoram dia dedicado à categoria com uma agitada festa

Uma animada festa marcou a comemoração do Dia do Bancário e da Bancária na tarde do último sábado, 23, no Ilha Shows, em Vitória. Com o tema “Valorização, conquistas e novas lutas”, o evento reuniu cerca de 1.300 bancários e convidados. No palco, a agitação ficou por conta do Trio Forrozão e Guilherme Lemos – […]

Uma animada festa marcou a comemoração do Dia do Bancário e da Bancária na tarde do último sábado, 23, no Ilha Shows, em Vitória. Com o tema “Valorização, conquistas e novas lutas”, o evento reuniu cerca de 1.300 bancários e convidados. No palco, a agitação ficou por conta do Trio Forrozão e Guilherme Lemos – Tributo à Legião Urbana.

Além de momento de confraternização da categoria, a festa também foi espaço para o fortalecimento da Campanha Salarial 2014. “Esse é um momento especial, em que comemoramos uma data que é tradição nacional da luta da nossa categoria. Estamos em Campanha Salarial, e somente por meio da mobilização e participação vamos conquistar nossos direitos. Não queremos apenas salário, queremos saúde, condições de trabalho adequadas e dignidade. Lutamos também por um sistema financeiro que esteja a serviço da vida, da humanidade. Vamos juntos nesta Campanha Salarial construir um mundo melhor”, falou o coordenador geral do Sindicato dos Bancários, Carlos Pereira de Araújo (Carlão), durante a abertura.

Com presença de bancários de todo o Estado, a comemoração teve consumação liberada, almoço e roda de boteco. “Agradecemos a presença de todos os bancários e bancárias que compareceram. A festa é um momento especial, onde os bancários reencontram colegas de outros bancos. Além disso, é um importante espaço de mobilização da categoria para a Campanha Salarial. Neste ano a festa foi especial, pois marca também a comemoração dos 80 anos do Sindibancários/ES, uma história de luta pelos direitos dos bancários e bancárias capixabas”, destacou o diretor do Sindibancários/ES, Derick Bezerra.

Integração da categoria 

Para os bancários e bancárias, a festa foi momento de diversão e de integração da categoria. “A festa está ótima, gostei demais e quem não veio perdeu. Essa interação é o que promove o crescimento dos bancários junto ao Sindicato, pois conhecemos e interagimos com pessoas diferentes”, disse a bancária do Banco do Brasil, Deise Cavalierie. 

Quem não participava da comemoração há anos, aprovou a festa, como é o caso da bancária Rosana Almenara, do Banestes. “Sou bancária há 28 anos e há muito tempo não participava da festa. Está tudo maravilhoso e estou me divertindo muito. Estamos em Campanha Salarial e espero que a direção do Banestes atenda nossas reivindicações”, contou Rosana.

Para o bancário da Caixa, Dimitri Salviato Rodrigues, a festa também foi momento de unir os trabalhadores para a Campanha. “Essa é a primeira festa do Dia do Bancário que participo e estou gostando muito. Comida e música boa. Além disso, esse é um ótimo momento de integração dos bancários, unir todos para a luta que vem aí. Espero que este ano seja melhor do que a última Campanha, e que os bancários da Caixa tenham uma conquista maior”, disse.

Diversão garantida foi o que os bancários encontraram na festa, como disse o bancário do HSBC, Josean Almeida. “Assim como no ano passado, a festa está muito boa e estou adorando. E sobre a Campanha Salarial, espero que neste ano nossa luta traga aumento real e valorização da categoria”, disse Almeida, bancário há 14 anos.

Data

O Dia do Bancário e da Bancária é comemorado no dia 28 de agosto. Nesta data, em 1951, teve início uma das mais longas greves da história da categoria. Os bancários cruzaram os braços em forma de protesto durante 69 dias e sofreram forte repressão das autoridades, que prendiam e espancavam os trabalhadores.

Os bancários e bancárias reivindicavam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. No Espírito Santo, a categoria aderiu à greve no dia 05 de setembro. A pauta de reivindicações foi parcialmente aceita, mas os dias de resistência dos bancários tiveram um significado especial e a partir do ano seguinte, o dia 28 de agosto passou a ser o Dia do Bancário e da Bancária. 

 

Confira as fotos da festa!

 

 

Imprima
Imprimir