Bancários da Caixa organizam luta contra a reestruturação em assembleia

Os bancários da Caixa se reuniram na noite de quarta-feira (23) em assembleia geral para articular ações do Dia Nacional de Luta contra a reestruturação. Os bancários capixabas vão realizar ao longo do dia manifestações em pontos estratégicos na Capital, conforme orientações da CEE/Caixa. A assembleia aconteceu no auditório do Sindibancários, no Centro de Vitória. A […]

Os bancários da Caixa se reuniram na noite de quarta-feira (23) em assembleia geral para articular ações do Dia Nacional de Luta contra a reestruturação. Os bancários capixabas vão realizar ao longo do dia manifestações em pontos estratégicos na Capital, conforme orientações da CEE/Caixa. A assembleia aconteceu no auditório do Sindibancários, no Centro de Vitória.

A assembleia começou com informes conjunturais apresentados por Rita Lima, diretora do Sindicato, e esclarecimentos jurídicos acerca do projeto de reestruturação. Em seguida, os bancários presentes compartilharam informações sobre suas agências e discutiram estratégias de mobilização para o Dia Nacional de Luta.

Desmonte da Caixa

Ao contrário do que diz no nome, o programa “Caixa+forte” representa um verdadeiro desmonte do banco centenário, promovendo a fusão de unidades de matriz, extinção de setores e migração de atividades operacionais para centralizadoras e filiais.

As ações têm impactos múltiplos  para empregados, que perderão cargos e funções, terão os salários reduzidos e serão realocados dentro de uma rede de agências sem garantia de requalificação profissional. Só no Espírito Santo, na primeira onda de mudanças, dos 49 bancários que atuam na Girec e Gipes, 37 perderão suas funções. O patrimônio do banco também fica enfraquecido com as medidas, já que a Caixa perde em especialização e em conhecimento acumulado, podendo ter o atendimento comprometido em vários setores.

A reestruturação foi anunciada no dia 10 de março pela presidente do banco, Míriam Belchior, em reunião com representantes da CEE/Caixa, Contraf e Fenae.

Imprima
Imprimir