Bancários devem cumprir carga horária de seis horas

Gestores da Caixa têm exigido que os trabalhadores façam hora extra mesmo sem demanda para isso. Apesar disso, a instituição financeira emitiu comunicado informando que quem descumprir a carga horária será penalizado.

Em desrespeito à jornada de seis horas dos bancários, gestores da Caixa têm exigido que os empregados façam uma hora de almoço mesmo sem demanda para o cumprimento de duas horas extras. Apesar dessa ser mais uma forma adotada pelo banco para driblar a jornada de seis horas, a Caixa, contraditoriamente, emitiu comunicado informando que bancários que descumprirem a carga horária serão penalizados.

De acordo com denúncias recebidas pelo Sindibancários/ES, os bancários são orientados a cumprirem uma hora de almoço. No entanto, ao final do expediente o empregado não faz as duas horas extras necessárias para justificar o intervalo de uma hora de almoço. Ao burlar o ponto dessa forma, o bancário acaba por ficar uma hora a mais na agência e sem receber a remuneração devida.

“Orientamos aos bancários e bancárias a não se submeterem a essas condições. Somente quem for fazer, de fato, duas horas extras deve cumprir o intervalo de uma hora de almoço. Caso contrário, o intervalo é de apenas 15 minutos. O bancário que descumpre essa norma está violando o Acordo Coletivo e a legislação trabalhista e pode ser punido pela Caixa. Sabemos que há uma pressão da empresa para que o bancário descumpra essa regra e assim disponha de mais uma hora dentro da empresa, mas o empregado não deve aceitar esse tipo de solicitação”, enfatiza a diretora do Sindibancários/ES, Lizandre Borges.

“É importante destacar que na correspondência interna enviada aos bancários e bancárias a própria Caixa deixa claro que a obrigatoriedade do registro do intervalo ocorre quando o trabalhador realizar jornada extraordinária. Para mais informações, orientamos a todos que imprimam a Cartilha do Sipon, que está no portal do empregado”, afirma o diretor do Sindibancários, Vinícius Moreira.

Imprima
Imprimir