Bancários do ES e RJ saem em defesa do emprego bancário

Proposta de minuta será encaminhada para o Congresso Nacional dos Bancários e das Bancárias, que será realizado do dia 08 a 10 de junho, em São Paulo

Delegados capixabas foram eleitos na Conferência Estadual da categoria, realizada em abril (Fotos: Nano Reis)

Bancários e bancárias do Espírito Santo e do Rio de Janeiro se reuniram nessa sexta e sábado, 18 e 19, na 20ª Conferência Interestadual da categoria, na cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro. Diante dos inúmeros ataques aos direitos dos trabalhadores, a defesa do emprego bancário, dos bancos públicos, em especial da Caixa, e a manutenção do padrão de contratação foram os principais eixos aprovados.

Durante a Conferência, os bancários também destacaram como prioridades o fortalecimento da unidade da categoria bancária e a defesa da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nesta Campanha Salarial. Também foram aprovados como eixos da campanha a luta pelo fim das metas, do assédio moral, contra a aplicação da reforma trabalhista nos bancos e a proposta da reforma da previdência. Sobre o índice, os bancários deliberaram que será discutido no Congresso Nacional dos Bancários e das Bancárias, para onde será encaminhada também a proposta de minuta aprovada, nos dias 08,09 e 10 de junho em São Paulo.

A conquista dessas e outras reivindicações somente será possível com a construção de uma greve forte, como destaca o coordenador geral do Sindibancários/ES, Jonas Freire. “Participar da conferência foi muito importante para construirmos o debate de forma coletiva com todos os delegados e, assim, encaminhar as propostas de acordo com o que defendemos para a Campanha Nacional. Essa foi mais uma etapa importante da construção da nossa campanha a nível nacional. Precisamos manter nossa unidade e construir uma greve forte para derrotar as inúmeras tentativas de retirada de nossos direitos”.

Congressos específicos

Bancários e bancárias da Caixa e do BB também participarão de seus congressos específicos. O Conecef, que é voltado para os trabalhadores e trabalhadoras da Caixa e está na sua 34ª edição, será em São Paulo, nos dias 07 e 08 de junho. Os debates terão como eixos Nenhum Direito à Menos, Caixa 100% Pública, Saúde Caixa e Funcef, Saúde e Condições de Trabalho. Os delegados e delegadas escolhidos no encontro específico da Caixa na Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias participarão do Conecef.

Também nos dias 07 e 08 de junho, em São Paulo, acontecerá o 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. A diretora do Sindicato dos Bancários/ES Evelyn Flores lembra que é fundamental fortalecer a luta pela manutenção do padrão de contratação, uma vez que o Banco do Brasil foi a primeira instituição financeira a criar uma agência com um quadro de funcionários 100% terceirizado, e isso pode se expandir para as demais agências e também para outros bancos.

Imprima
Imprimir