Bancários do Itaú fecham agência do Shopping Moxuara cobrando segurança

O Sindicato dos Bancários/ES realiza na manhã desta quinta-feira, 13, uma Ação Sindical no banco Itaú do Shopping Moxuara, em Cariacica. As atividades da agência ficarão paralisadas durante todo o dia. Os bancários cobram o cumprimento da Lei Estadual nº 10.092, que determina a instalação de biombos entre os caixas, inclusive eletrônicos, e da lei […]

O Sindicato dos Bancários/ES realiza na manhã desta quinta-feira, 13, uma Ação Sindical no banco Itaú do Shopping Moxuara, em Cariacica. As atividades da agência ficarão paralisadas durante todo o dia. Os bancários cobram o cumprimento da Lei Estadual nº 10.092, que determina a instalação de biombos entre os caixas, inclusive eletrônicos, e da lei nº 5.229/1996, que obriga a instalação de portas giratórias.

A agência foi inaugurada em junho deste ano e, desde então, funciona sem os instrumentos de segurança necessários, colocando em risco a vida de empregados e clientes. O Sindicato já entrou em contato diversas vezes com a direção do banco e enviou ofício exigindo a adoção das medidas de segurança, mas nenhuma providência foi tomada.

“O Itaú tem recurso suficiente para adotar as medidas de segurança conforme determina a lei, mas o banco continua colocando o lucro acima da vida dos trabalhadores e clientes”, afirma José Carlos Schneider, diretor do Sindibancários/ES e bancário do Itaú. De acordo com dados divulgados pelo Itaú no dia 4 de novembro, o banco fechou o terceiro trimestre com lucro contábil de R$ 5,404 bilhões. Isso representa alta de 35,3% em relação ao mesmo período em 2013.

O Sindibancários/ES também tem denunciado o Itaú pelo descumprimento das leis de segurança bancária nas chamadas agências de negócio, que não possuem trabalhadores nos caixas, mas mantêm as transações financeiras nas áreas de autoatendimento. O Sindicato denunciou o caso ao Ministério Público do Trabalho e moveu uma ação contra o banco na Justiça do Trabalho, mas ainda aguarda sentença. No Espírito Santo, existem três agências de negócios em funcionamento, duas delas em Vitória – no Centro da Praia Shopping, na Praia do Canto, e em Jucutuquara – e uma em Guarapari.

Outras ações

Na manhã de ontem, o Sindicato dos Bancários/ES retardou a abertura da agência do Bradesco do Centro de Vitória até meio dia, também em protesto contra a falta de investimento em segurança nas agências e nos pontos de atendimento bancários (PAA).

Imprima
Imprimir