Bancários e bancárias capixabas aprovam minuta da Campanha Salarial

Minuta da categoria bancária será entregue à Fenaban nesta quarta-feira

Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, na noite dessa terça-feira, 12, bancários e bancárias capixabas, de bancos públicos e privados, discutiram e aprovaram a minuta de reivindicações da Campanha Salarial 2018. A pauta da categoria será entregue nesta quarta-feira, 13, à Fenaban, em São Paulo. Além da minuta, também será entregue uma proposta de pré-acordo, cujo objetivo é viabilizar a garantia da manutenção de todos os direitos já garantidos na Convenção Coletiva e nos acordos específicos até que sejam finalizadas as negociações.

No Espírito Santo, o lançamento da Campanha será no próximo dia 20, com entrega da minuta específica dos bancários do Banestes. Dentre as principais reivindicações da categoria bancária na Campanha deste ano estão a defesa do emprego bancário, da Convenção Coletiva, aumento real para salários e demais verbas, manutenção da mesa única de negociação e proibição de demissão em massa. A minuta foi  aprovada durante a Conferência Nacional dos Bancários, realizada nos dias 08, 09 e 10 de junho.

“Estamos diante de uma conjuntura desastrosa para os trabalhadores. Por isso, mais do que nunca precisamos dialogar com todos os colegas bancários para ampliar nossa mobilização. Não há saída individual. Precisamos nos unir, nos fortalecer para garantir nossa vitória nesta Campanha Salarial, garantindo a manutenção do nosso emprego e dos direitos que já conquistamos”, frisou o coordenador geral do Sindibancários/ES, Jonas Freire Santana.

Durante a assembleia, o diretor do Sindibancários/ES, Dérik Bezerra, também falou sobre a importância da proposta de pré-acordo nas negociações deste ano. “Diante da conjuntura em que estamos, o pré-acordo será uma forma de nos proteger de algumas medidas que o banco pode tomar contra os trabalhadores. O artigo 3º, por exemplo, trata sobre a vigência da atual Convenção e dos acordos coletivos e nos dá proteção contra o fim da ultratividade da norma”, explicou.

Assembleia do Banestes

Na próxima terça-feira, 19, será realizada a Assembleia Geral dos bancários e bancárias do Banestes. A atividade será às 18h30, no auditório do Sindibancários/ES. Durante a assembleia, os banestianos vão discutir e aprovar a minuta específica dos empregados, que será entregue ao banco na quarta-feira, 20.

Imprima
Imprimir