Bancários participam de Conferência Nacional neste final de semana e definem pauta de reivindicações

Durante o encontro serão discutidas as propostas de minutas aprovadas nas conferências regionais de todo o país. A minuta final será entregue aos bancos no dia 09 de agosto

Tem início nesta sexta-feira, 29, e segue até domingo, 31, a 18 ª Conferência Nacional das Bancárias e Bancários, no hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi, em São Paulo. Durante o encontro serão discutidas e aprovadas as reivindicações para a Campanha Nacional da categoria deste ano. Cerca de 685 bancários participam do evento, entre delegados natos e eleitos por federações, além de observadores brasileiros e de outros países.

Emprego, saúde do trabalhador, segurança bancária, condições de trabalho, remuneração e estratégia para organização da luta estão entre os principais eixos do debate. No evento, serão discutidas as propostas de minuta aprovadas nas conferências regionais de todo o país. Apesar da defesa pela Intersindical do índice geral de 24,58%, na Conferência Interestadual do Espírito Santo e Rio de Janeiro, realizada no dia 02 de julho, a maioria dos bancários aprovou índice de apenas 10% de aumento real mais a inflação, no total de 18,33%. Fora Temer, a defesa dos bancos públicos e a contratação de mais empregados também estão entre as reivindicações aprovadas na Conferência Interestadual ES/RJ.

Bancários e bancárias capixabas defenderam valorização salarial e melhores condições de trabalho durante a Conferência (Foto: Nando Neves)

Bancários e bancárias capixabas defenderam valorização salarial e melhores condições de trabalho durante a Conferência Interestadual ES/RJ (Foto: Nando Neves)

“Nossa defesa será por uma pauta de reivindicações que garanta a valorização salarial e melhores condições de trabalho para a categoria. Os bancos continuam lucrando bilhões, apesar de uma pequena queda na rentabilidade. Não podemos aceitar o falso argumento de crise como justificativa para negar nossas reivindicações. Precisamos avançar nas conquistas e só obteremos vitória com a união e mobilização da categoria”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES, Dérick Bezerra.

Entrega da minuta

Após a Conferência, os bancários já têm data marcada para consolidar a entrega da minuta de reivindicações da categoria aos bancos. Será no dia 9 de agosto, às 11h, na sede da Fenaban.

Seminário: “Sistema Financeiro e Sociedade”

Antes da abertura solene da Conferência, nesta sexta (29), os bancários e bancárias participam do Seminário: “Sistema Financeiro e Sociedade”, com início às 9h. O evento contará com a presença de personalidades do cenário político e de movimentos sociais e sindicais, que participarão da exposição de três painéis:

Das 9h às 12h – Painel 1 – “Transformações no Sistema Financeiro e seus impactos no Mundo do Trabalho”.

Das 13h às 15h – Painel 2 – “ Novas Ofensivas aos Direitos dos Trabalhadores”

Das 15h às 17h – Painel 3 –  Fórum da Resistência – “O Brasil que Queremos”

Após a apresentação dos painéis, haverá o lançamento dos livros: ‘O Brasil que queremos’ e ‘A resistência ao golpe’.

Programação 18ª Conferência Nacional dos Bancários 2016

Data: 29 a 31 de julho de 2016

Local: Hotel Holiday Inn Parque Anhembi (  São Paulo/SP)

Sexta-feira, dia 29 de julho

8h30 às 18h – Credenciamento

9h às 18h – Seminário: “Sistema Financeiro e Sociedade”

19h – Votação do Regimento Interno da 18ª Conferência Nacional dos Bancários

19h30 – Abertura Solene

Sábado, dia 30 de julho

08h30 às 12h – Credenciamento

9h – Dieese – Análise dos Resultados dos Bancos e Apresentação da Sistematização da Consulta Nacional 2016

10h às 16h – Trabalho em Grupos:

Grupo 1 – Emprego

Grupo 2 – Saúde do Trabalhador, Segurança Bancária e Condições de Trabalho

Grupo 3 – Remuneração

Grupo 4 – Estratégia para Organização da Luta e Disputa da Sociedade

16h – Plenária das Correntes Políticas

Domingo, dia 31 de julho

9h30 às 10h – Apresentação da Campanha de Mídia

10h às 13h – Plenária Final e Encerramento

Com informações da Contraf

Imprima
Imprimir

Comentários