Bancários resistem e Banestes reduz índice de reajuste da Banescaixa

Após pressão dos banestianos liderados pelo Sindicato dos Bancários/ES, o Banestes recuou e reduziu o reajuste da Banescaixa de 28,71% para 8%. Os bancários também tiveram outra vitória: o banco fará um aporte relativo ao déficit de 2013 no valor de R$ 2.256.942,94. Todas essas medidas foram anunciadas durante reunião do Sindibancários/ES e a diretoria […]

Após pressão dos banestianos liderados pelo Sindicato dos Bancários/ES, o Banestes recuou e reduziu o reajuste da Banescaixa de 28,71% para 8%. Os bancários também tiveram outra vitória: o banco fará um aporte relativo ao déficit de 2013 no valor de R$ 2.256.942,94. Todas essas medidas foram anunciadas durante reunião do Sindibancários/ES e a diretoria do Banestes, na tarde desta quinta-feira, 29.

Foi na Conferência Estadual dos Bancários, realizada de 16 a 18 de maio, que teve início a resistência dos bancários ao aumento exorbitante no valor do plano. A categoria fez uma moção de repúdio ao reajuste, que foi definido no Conselho da Banescaixa e aprovado pelo Conselho Deliberativo da Banescaixa, inclusive pelos conselheiros representantes dos bancários, Jovenal Gera e Sandro da Silva Martins.

Na noite desta quinta-feira, 29, os banestianos participaram da plenária convocada pelo Sindibancários/ES e decidiram manter a mobilização para discutir o plano de forma geral. Para conduzir essa discussão com o banco, será formada uma comissão composta por representantes do Sindicato e os conselheiros eleitos da Banescaixa.

Contribuição percentual

Dentre as questões destacadas pela categoria durante a plenária está a proposta do modelo de contribuição à Banescaixa voltar a ser por percentual, assim como nos planos dos bancários da Caixa e do Banco do Brasil.

No Banco do Brasil (Cassi), o patrocinador contribui com 4,5%, inclusive sobre os proventos dos aposentados. Já a contribuição dos associados é de 3% sobre o salário. Na Caixa (Saúde Caixa), o patrocinador contribui com percentual mínimo de 3,5% sobre as despesas com pessoal, incluindo encargos sociais. O associado por grupo familiar contribui com mensalidade de 2% da remuneração básica.

Vitória da categoria

“Apesar dessa vitória parcial, o plano precisa voltar a ser solidário para que o valor cobrado seja de acordo com a remuneração. O banco também deve assumir sua responsabilidade com o plano de saúde dos seus funcionários”, enfatiza o bancário do Banestes e diretor do Sindibancários/ES, Jessé Alvarenga.

Decidido às vésperas do pagamento do mês de maio, o reajuste da Banescaixa já refletiu no pagamento dos funcionários deste mês. “Esperamos que os valores cobrados a mais no pagamento do mês de maio sejam restituídos”, enfatiza Alvarenga.

Como é composto o Conselho Deliberativo da Banescaixa:

Representante indicado pelo Banestes – Peterson Pereira Coelho Junior

Representante eleito pelos empregados no Conselho de Administração do Banestes – Jovenal Gera

Representante eleito pelos empregados para o Conselho Deliberativo da Fundação Banestes – Sandro da Silva Martins

Representante indicado pela Banespar – Clodoaldo Benicio de Novaes Lopes

Imprima
Imprimir