Banestes cresce é o 7° banco do país com maior número de clientes

Em ranking divulgado pela revista Exame, o Banestes ocupa a 7ª posição entre os bancos do país com maior número de clientes e a 9ª em número de agências, ao todo 134. A pesquisa deixa evidente a força do banco capixaba, altamente rentável e que deve, portanto, manter-se público e estadual. O ranking incluiu o banco […]

Em ranking divulgado pela revista Exame, o Banestes ocupa a 7ª posição entre os bancos do país com maior número de clientes e a 9ª em número de agências, ao todo 134. A pesquisa deixa evidente a força do banco capixaba, altamente rentável e que deve, portanto, manter-se público e estadual. O ranking incluiu o banco entre as 1.000 maiores empresas do país e foi baseado em dados relativos a dezembro de 2014.

Com quase meio milhão de correntistas (479.259) e um patrimônio líquido acumulado em R$ 1,091,2 bilhão, o Banestes está presente em todas as cidades do Espírito Santo, além de ter uma agência em São Paulo e outra na cidade de Nanuque, interior de Minas Gerais. Apesar de ser um banco forte a nível estadual e nacional e altamente rentável, o Banestes já sofreu duas tentativas de privatização, uma em 2002 no governo de José Ignácio, e outra em 2009, no segundo mandato de Paulo Hartung.

“Essa pesquisa apenas confirma que o Banestes vem se consolidando cada vez mais como uma instituição forte, inclusive indispensável na aplicação de recursos para os pequenos agricultores, microempresários e para o desenvolvimento do Estado. Por isso, não há motivo algum para privatizar esse patrimônio que é dos capixabas, ou para não atender as reivindicações dos banestianos na Campanha Salarial deste ano”, enfatiza o coordenador geral do Sindibancários/ES, Jessé Alvarenga.

Sobre a defesa do Banestes público e estadual, Alvarenga destaca ainda que um dos principais motivos é a garantia de mais recursos para a execução de políticas públicas. O Estado detém 92% das ações do Banestes e parte do lucro é revertido para serviços essenciais à população.

Em um ano, o Banestes subiu três posições no ranking do número de clientes. A pesquisa divulgada pela revista Exame aponta ainda o Itaú Unibanco como o maior banco do país em número de clientes, com 42.566.605 correntistas.

Fique por dentro

Confira as principais reivindicações dos banestianos na Campanha Salarial 2015.

Imprima
Imprimir

Comentários