Caixa Econômica deve pagar 100% de horas extras

Agências da Caixa Econômica Federal que possuem até 15 empregados devem pagar 100% das horas extras. A norma foi estabelecida pela cláusula 6ª do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014, que institui o pagamento a partir de janeiro de 2014, sendo facultativo ao empregado optar pela compensação. O empregado que optar pela remuneração da hora extra […]

Agências da Caixa Econômica Federal que possuem até 15 empregados devem pagar 100% das horas extras. A norma foi estabelecida pela cláusula 6ª do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014, que institui o pagamento a partir de janeiro de 2014, sendo facultativo ao empregado optar pela compensação.

O empregado que optar pela remuneração da hora extra em 50% para pagamento e 50% para compensação deverá formalizar a opção no início de cada mês, por meio de e-mail, ao gerente responsável pela homologação do ponto.

Pela CE DEPES/DEGAN 004/14 não será considerada a lotação física dos empregados, ou seja, mesmo que o trabalhador atue em uma agência com até 15 funcionários ele não terá direito a receber 100% das horas extras. Para o Sindicato dos Bancários/ES com essa normativa, mais uma vez a Caixa Econômica exclui e penaliza os empregados que trabalham na retaguarda, como os tesoureiros e supervisores de retaguarda.

A diretora do Sindibancários/ES, Lizandre Borges, destaca ainda que apesar dessa norma ser uma conquista da última campanha salarial, ela é excludente. “Essa cláusula beneficia apenas trabalhadores de algumas agências. Entendemos que o ideal seria que a Caixa efetuasse o pagamento de 100% das horas extras para os empregados de todas as agências”.

Saiba mais

Mensalmente, as agências e os postos de atendimento que se encaixam nesta regra serão identificados, considerando a lotação autorizada de pessoal no primeiro dia de cada mês. O empregado que for transferido para a unidade desse perfil após o primeiro dia do mês somente poderá receber 100% de pagamento das horas extras realizadas a partir do mês subsequente.

Em caso de dúvidas, o funcionário pode entrar em contato com atendimento da Caixa Econômica por meio dos seguintes canais:
Online, via chat: HTTP://ceationline.caixa; Intranet, via ferramenta SIATE: http://siate.caixa ; ou pelo telefone 0800 721 2222.

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