Caixa promove discriminação em processo de promoção por méritos

Bancários da Caixa receberam na folha de pagamento deste mês os reflexos da promoção por mérito referente ao ano-base 2013. Apesar de ser uma conquista da categoria, a avaliação feita pela Caixa é discriminatória, uma vez que um grupo de 10,62% dos empregados é considerado indigno de receber a mínima promoção. A comissão paritária que […]

Bancários da Caixa receberam na folha de pagamento deste mês os reflexos da promoção por mérito referente ao ano-base 2013. Apesar de ser uma conquista da categoria, a avaliação feita pela Caixa é discriminatória, uma vez que um grupo de 10,62% dos empregados é considerado indigno de receber a mínima promoção. A comissão paritária que trata do assunto divulgou que um delta de promoção foi para 70% dos empregados, enquanto 19,38% foram contemplados com dois. 

O crédito foi feito nesta quinta-feira (20) e cada delta representa 2,34% de reajuste salarial na tabela do Plano de Cargos e Salários (PCS). “O processo de avaliação para promoção por mérito é injusto. Todos os empregados merecem no mínimo um delta, pois trabalharam e executaram suas tarefas, contribuindo para o crescimento do banco. Essa forma de promoção deixa claro que a Caixa usa essa ferramenta para atender a interesses econômicos da empresa. Apesar dos pré-requisitos para promoções serem discutidos com a comissão paritária, eles estão atrelados ao alcance de metas, de horas em cursos, entre outros requisitos”, destaca a bancária da Caixa e diretora do Sindibancários/ES, Lizandre Borges.

A promoção por mérito foi restabelecida na Caixa em 2008, após mais de anos de sonegação desse direito pela empresa. A reconquista deu-se com a forte mobilização dos bancários da Caixa por um novo PCS, que resultou na unificação dos dois Planos de Cargos e Salários existentes até então, o de1989 e o de 1998, e na recuperação de direitos que vinham sendo suprimidos, como as vantagens pessoais, incorporadas na nova tabela. O Sindibancários/ES continuará atuando junto à CEE Caixa para que todos os empregados sejam reconhecidos e promovidos pelo trabalho que desempenham com no mínimo um delta.

Imprima
Imprimir