Caixa se mantém líder em número de reclamações

A Caixa se mantém líder pelo quinto mês seguido e pela sétima vez em 2015 no ranking dos bancos com os maiores índices de reclamações de clientes. Os dados foram divulgados pelo Banco Central e aponta que somente no mês de novembro a Caixa recebeu 974 reclamações consideradas procedentes. Com isso, o índice de reclamações […]

A Caixa se mantém líder pelo quinto mês seguido e pela sétima vez em 2015 no ranking dos bancos com os maiores índices de reclamações de clientes. Os dados foram divulgados pelo Banco Central e aponta que somente no mês de novembro a Caixa recebeu 974 reclamações consideradas procedentes. Com isso, o índice de reclamações da Caixa subiu de 11,09 para 12,57.

O levantamento reafirma mais uma vez como a escassez de empregados da Caixa reflete diretamente no péssimo atendimento aos clientes. Em 2003, eram 335 clientes por empregado na Caixa. No primeiro semestre deste ano, a média nas unidades é de 778 clientes por trabalhador.“Essa é uma realidade inaceitável. A Caixa além de não contratar o número de bancários suficiente ainda promoveu neste ano um plano de demissão incentivada, precarizando ainda mais as condições de trabalho dos empregados o atendimento à população. Não podemos aceitar que a Caixa continue sendo gerida focada apenas no lucro. Nossa luta pela contratação de mais empregados continua. Não vamos aceitar essa deterioração do patrimônio público”, enfatiza a diretora do Sindibancários/ES, Lizandre Borges. 

A Caixa voltou a ocupar o primeiro lugar no ranking do Banco Central em dezembro do ano passado, o que não ocorria desde 2007. Neste ano, a instituição também figurou no topo em janeiro, fevereiro, julho, agosto, setembro e outubro.

Ranking do Banco Central

Na segunda posição no ranking, aparece o Bradesco, com índice de queixas de 9,17, com 705 reclamações. O Itaú/Unibanco manteve a terceira posição, com 537 reclamações e índice de 9,01. Na quarta posição está o Santander, com 237 reclamações e índice 7,1. Fechando o ranking dos cinco primeiros está o Banrisul, com 5,7 e 22 reclamações.

Para construir o ranking, o BC divide os bancos entre aqueles com mais de dois milhões de clientes e os com menos de dois milhões. São considerados clientes aqueles com depósitos (contas correntes e poupanças) cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), com operações de crédito e outros tipos de depósitos não cobertos pelo FGC.

Com informações da Fenae

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