Campanha salarial: congressos e encontros têm datas divulgadas

Confira a agenda dos congressos e encontros que precedem e mobilizam a categoria para a campanha salarial dos bancários.

Atualizado em 09/06

A agenda de congressos e encontros que precedem e sistematizam nacionalmente a mobilização dos bancários para a Campanha Salarial 2016 está definida. Os eventos acontecem entre junho e julho e abrangem tanto bancos públicos quanto privados.

A direção do Sindibancários/ES participa dos eventos e vai mobilizar os bancários capixabas a participarem do Congresso Interestadual da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro Rio de Janeiro e Espírito Santo e do Congresso Nacional dos Bancários, ambos abertos a bancários de base, além dos dirigentes sindicais.

Em junho, a primeira atividade é o Encontro Nacional dos Bancos Privados, que acontece entre os dias sete e oito, em São Paulo; o evento é aberto apenas a dirigentes sindicais. Em seguida ocorrem também na capital paulista o 32º Conecef e o 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil entre os dias 17 e 19; os eventos são abertos a dirigentes e delegados sindicais.

Em julho, no dia dois, acontece em Nova Iguaçu o Congresso Interestadual da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro Rio de Janeiro e Espírito Santo; o evento é aberto aos bancários de base que participaram da Conferência Estadual. Por último, entre os dias 15 e 17, ocorre em São Paulo a Conferência Nacional dos Bancários; aberta aos bancários de base que participaram do Congresso Interestadual e à direção do sindicato.

Bancários capixabas definiram reivindicações da Campanha Salarial 2016 na Conferência Estadual

Os bancários capixabas aprovaram na Conferência Estadual 2016 os eixos da campanha e uma moção de repúdio contra o governo ilegítimo de Michel Temer. O índice de 24,58% é a principal reivindicação da campanha. Confira a íntegra da proposta de minuta aprovada na Conferência Estadual.

Também são reivindicações PLR linear de 25% para todos os bancários, promoção da igualdade de oportunidades, defesa da jornada de seis horas, fim das metas, reposição das perdas salariais, piso do Dieese, defesa do emprego, saúde do trabalhador, segurança bancária, isonomia, terceirização e correspondentes bancários, ampliação imediata do número de empregados e empregadas, estatização do sistema financeiro, auditoria da dívida pública, ratificação da Convenção 158 da OIT, arquivamento do PL 4330 (PL 30/2015), que prevê a terceirização irrestrita; e do PL 4918 (PL 555). No congresso específico do Banestes um dos eixos aprovados foi a defesa do Banestes Público Estadual.

Programa de eventos – Campanha Salarial 2016/2017

Junho

  • Encontro Nacional de Bancos Privados: Itau, Bradesco, HSBC, BMB e Santander (São Paulo) – Dias 07 e 08/6 – Aberto à direção do sindicato.
  • 32º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa) e 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, ambos em São PauloDias 17 a 19/06 – Aberto à direção do sindicato e delegados sindicais.

Julho

  • Congresso Interestadual da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro Rio de Janeiro e Espírito Santo (Nova Iguaçu) – Dia 02/07 – Aberto aos bancários de base que participaram da Conferência Estadual e à direção do sindicato.
  •  18ª Conferência Nacional dos Bancários (São Paulo) – Dias 29 a 31/07 – Aberto aos bancários de base que participaram do Congresso Interestadual e à direção do sindicato.
Imprima
Imprimir

Comentários