Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Bancários realiza seminário sobre Linguagem de Gênero. Não perca!

No próximo dia 12 de dezembro, bancárias e bancários, colegas de sindicatos afins e militantes do movimento de mulheres do Espírito Santo estão convidados a comparecerem à sede do Sindicato dos Bancários, em Vitória, às 9h, para participar do seminário “Linguagem de Gênero”. Um delicioso café da manhã marcará o início do evento, que será […]

No próximo dia 12 de dezembro, bancárias e bancários, colegas de sindicatos afins e militantes do movimento de mulheres do Espírito Santo estão convidados a comparecerem à sede do Sindicato dos Bancários, em Vitória, às 9h, para participar do seminário “Linguagem de Gênero”. Um delicioso café da manhã marcará o início do evento, que será realizado pela primeira vez na entidade.

O objetivo de promover um seminário como este é discutir a presença do machismo na nossa linguagem, como na sobreposição do masculino em relação ao feminino. “Desde pequenos, aprendemos na escola, por exemplo, que, mesmo havendo maioria de mulheres num determinado grupo, devemos nos referir a ele com uma palavra masculina. Situações como essas excluem a mulher, nos jogam em segundo plano”, explica a diretora do Sindicato dos Bancários/ES, Lucimar de Souza Barbosa.

Para o debate contaremos com a presença da jornalista, coordenadora executiva da Rede mulher de Educação e diretora executiva da Associação Mulheres pela Paz, Vera Vieira. A palestrante também é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Para Vera, ainda hoje, “o homem continua sendo privilegiado em termos de poder e oportunidades, o que provoca a limitação da autonomia das mulheres, de seu potencial e do acesso ao poder econômico e político. Essa diferença se mostra em diversos espaços, inclusive, na linguagem. Por isso, a importância da reflexão que o seminário propõe”.

Após a palestra, no período da tarde, serão realizados trabalhos em grupo. As atividades terminam no final do dia, com a plenária de encerramento.

20 anos do Jornal Mulher 24 Horas
O seminário também faz parte da comemoração dos 20 anos do Jornal Mulher 24 Horas, publicação do Sindicato voltada para as bancárias. “Duas décadas de circulação provam que esse jornal é um grande sucesso. Porém, sempre é preciso fazer avaliações. O seminário é uma oportunidade de discutirmos com as mulheres sobre como fazer com que cada vez mais o Mulher 24 Horas tenha uma linguagem inclusiva, não discriminatória”, explica Lucimar.

Como participar
A atividade é voltada tanto para a categoria bancária como para o público em geral, e acontecerá no auditório do Sindicato dos Bancários/ES, em Vitória, durante todo o dia 12 de dezembro (quinta-feira), com início marcado para às 9h. Para participar basta enviar um e-mail para vitoria@bancarios-es.org.br, até o dia 10 de dezembro, solicitando a inscrição. Informações no telefone 3331 9959.

 

Confira convite com a programação

Imprima
Imprimir