Com lucro ascendente em 2016, Santander continua a demitir

Mesmo com lucro o líquido e com a carteira de clientes em ascensão no primeiro semestre de 2016, o banco Santander continua a passar a régua no seu quadro de funcionários. Foram 1368 cortes no mesmo período, 1265 apenas entre abril e junho, aponta levantamento do Dieese. Só neste ano o banco obteve lucro líquido […]

Mesmo com lucro o líquido e com a carteira de clientes em ascensão no primeiro semestre de 2016, o banco Santander continua a passar a régua no seu quadro de funcionários. Foram 1368 cortes no mesmo período, 1265 apenas entre abril e junho, aponta levantamento do Dieese. Só neste ano o banco obteve lucro líquido gerencial de R$3,466 bilhões, crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado, correspondente a 19% das operações mundiais da instituição.

Veja AQUI a íntegra da análise do balanço do Santander feita pelo Dieese.

Os números expostos pelo Dieese deixam ver o fôlego do banco neste momento de crise política e econômica e mostram o quanto é perversa a política de recursos humanos do Santander quando tenta justificar os cortes e nossas reivindicações com a crise, aponta Jonathas Corrêa, diretor do Sindicato.

“Precisamos ir para cima do Santander nesta Campanha Salarial. Os números divulgados pelo Dieese sobre o banco mostram que o momento de crise fortalece as instituições financeiras fragilizando os trabalhadores. O banco lucro do banco é impulsionado pelo trabalho duro e pelas metas exploratórias”, afirma Corrêa.

Crescimento expressivo nos últimos 12 meses

Nos últimos 12 meses a carteira do Santander cresceu 1,6 milhão de clientes. A escalada de clientes e operações no país representou 19% do lucro global da Instituição, que foi de € 2,911 bilhões. Outro dado, que chama a atenção para o bom desempenho do Santander no balanço divulgado pelo Dieese, é que a receita com prestação de serviços mais tarifas bancárias cresceu 11,9% em doze meses e passou a cobrir as despesas de pessoal em 152,33%.

Com informações da Contraf.

Imprima
Imprimir

Comentários