Comunidade quilombola recebe alimentos arrecadados em festa dos bancários

40 famílias foram beneficiadas com as doações

whatsapp-image-2016-09-27-at-17-46-22

A comunidade quilombola de São Domingos, em Conceição da Barra, recebeu mais uma vez os alimentos arrecadados na Festa do Dia da Bancária e do Bancário, realizada no dia 27 de agosto, no Ilha Shows, em Vitória. A entrega dos alimentos foi feita no último sábado, 24, e 40 famílias foram beneficiadas.

O Sapê do Norte é historicamente um núcleo de resistência para famílias de negros que buscaram refúgio e manutenção para suas tradições. Com o processo de instalação dos grandes empreendimentos, iniciado na Era Vargas, os quilombolas que vivem na região enfrentam uma série de conflitos territoriais, principalmente com a empresa de celulose Fibria (antiga Aracruz Celulose) e com as petroleiras que ali operam.

Com seus processos de reconhecimento do solo reféns das burocracias dos órgãos públicos e dos conflitos de interesses, a luta dessas comunidades pela permanência na terra é recorrente em todo o Brasil, por isso há uma solidariedade política que leva o Sindicato a apoiar a luta quilombola.

“O Sindicato tem com essas comunidades uma solidariedade de classe. Seja na cidade ou no campo, somos todos trabalhadores. Por isso, o Sindibancários busca sempre apoiar as lutas de outras categorias e de movimentos sociais”, destaca o diretor do Sindicato dos Bancários/ES, Thiago Duda.

Imprima
Imprimir