Concurso do Banestes: Sindicato convida aprovados para plenária

A plenária tem como objetivo definir estratégias de mobilização para pressionar o banco a convocar os aprovados no último concurso

Definir estratégias de mobilização para pressionar o banco a convocar os aprovados no último concurso. Esse é o objetivo da plenária que o Sindicato dos Bancários/ES realizará na próxima quinta-feira, 09, às 19h, no auditório da sede da entidade, localizada na rua Wilson Freitas, 93, Centro de Vitória. Segundo o diretor do Sindicato, Jessé Alvarenga, a convocação dos aprovados no último concurso é uma necessidade.

“Esse processo seletivo ainda está em vigor. Enquanto isso, as agências bancárias estão carentes de trabalhadores e trabalhadoras, pois as convocações feitas até o momento não foram suficientes para atender a demanda. É importante a participação dos concursados na plenária para que junto ao Sindicato possam ser traçadas estratégias de mobilização para pressionar o Banestes a fazer as convocações”, afirma Jessé.

No concurso realizado em agosto do ano passado foram classificados 14.411 candidatos, distribuídos da seguinte forma: técnico bancário (11.968 pessoas), técnico de segurança do trabalho (534), analista econômico-financeiro (1.231), analista de tecnologia da informação – suporte e infraestrutura (261), analista de tecnologia da informação – desenvolvimento de sistemas (403) e médico do trabalho (14).

A primeira convocação foi feita em dezembro, por meio de edital publicado no dia 02 desse mês. Foram convocados, após manifestações dos trabalhadores e trabalhadoras, inclusive o envio de um ofício por parte do Sindicato cobrando a contratação de mais empregados, 39 técnicos bancários, 15 analistas de tecnologia da informação e dois analistas econômico-financeiros.

No dia 27 de abril o Sindibancários se reuniu com o gerente de recursos humanos do Banestes, Flávio Diesel, e o diretor administrativo, Bruno Villas. O presidente do banco, Guilherme Dias, que estava cotado para acompanhar a reunião, não pôde comparecer por conflitos de agenda. Na ocasião foi discutida a necessidade de contratação de mais empregados no banco estadual.

Um dia depois da reunião o Banestes convocou treze aprovados no último concurso.

“Todas as convocações feitas até agora não foram uma livre iniciativa do banco, e sim, resultado da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras. Por isso, temos que intensificar esse processo de mobilização para ampliar o número de aprovados que venham a ser nomeados pelo Banestes. Contamos com a presença de todos na plenária da próxima quinta”, destaca Jessé.

Imprima
Imprimir