Conferência Estadual dos Bancários começa hoje

Neste ano, a centralidade do encontro será o debate sobre as reformas e projetos neoliberais no Brasil e os seus efeitos para a classe trabalhadora.


A Conferência Estadual dos Bancários, evento anual que dá o pontapé para os debates da Campanha Nacional da categoria, terá início hoje no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, no município de Serra. Neste ano, a centralidade do encontro será o debate sobre as reformas e projetos neoliberais no Brasil e os seus efeitos para a classe trabalhadora.

O credenciamento dos bancários começa às 17h e em seguida, às 18h, acontece a mesa com o tema “Se tem banco público, tem desenvolvimento”. Os convidados para este debate são Maria Rita Serrano, representante eleita no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal; Jonas Freire, coordenador geral do Sindicato e bancário do Banestes e Carlos Guilherme Haeser, aposentado do Banco Brasil.

A manhã de sábado, 24, será dedicada à análise do atual momento político vivido no Brasil. O professor Nildo Ouriques, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC) e presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) fará, a partir das 10h, a análise de conjuntura, com o tema “Combater as reformas neoliberais de Temer e construir a resistência popular”.

Às 14h, haverá uma mesa para debater a reforma trabalhista, com participação do presidente eleito da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Guilherme Feliciano, e com o advogado e mestre em Direito Público pela UNB José Eymard Loguercio, que também é assessor da Fenae.

A mesa seguinte, às 17h, vai tratar do desmonte da Previdência e Seguridade Social no Brasil, tendo como convidada a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisadora de Política Social com ênfase na Previdência Social, Financeirização e Crédito, Rivânia Lúcia Moura de Assis.

No domingo, 25, a partir das 10h, os bancários fazem o balanço da Campanha Salarial 2016, discutem as teses deste ano, os eixos e estratégias para 2017. Às 13h30 será o encerramento da conferência.

Confira a galeria de imagens da Conferência. 

Imprima
Imprimir