Congresso dos bancários e bancárias do Banestes será no próximo sábado

Durante o evento será discutida e aprovada a minuta específica dos banestianos e banestianas.

No próximo sábado, 12, acontecerá o Congresso dos bancários e das bancárias do Banestes, que será realizado no Centro de Formação Dom João Batista, localizado na Alameda Irmã Nieta, na Praia do Canto, Vitória, ao lado do Colégio Sagrado Coração de Maria (Sacre Couer). Durante o evento será discutida e aprovada a minuta específica dos banestianos e banestianas. O congresso acontecerá das 10h às 16h. As inscrições devem ser feitas até o dia 08 de agosto pelo site do Sindicato ou pelo folder que está sendo distribuído nas agências e pode ser entregue na sede e nas subsedes ou aos diretores da entidade nos próprios locais de trabalho.

Bancários e bancárias do Banestes reunidos no congresso específico de 2016

“É importante participar para se atualizar sobre a conjuntura nacional e estadual, tomar conhecimento de como ela afeta os bancos públicos, e, juntos, traçar estratégias de luta contra as ameaças aos direitos trabalhistas que estamos enfrentando”, diz o coordenador geral do Sindibancários, Jonas Freire.

A defesa do Banestes público e estadual será um dos pontos centrais do Congresso.

“Precisamos fortalecer a campanha pelo Banestes público e estadual, pois o banco é patrimônio do povo capixaba, está presente em todos os municípios e contribui para movimentar a economia local, gerando emprego e renda para o Espírito Santo”, destaca o diretor do Sindibancários Jessé Alvarenga.

Os problemas de condições de trabalho também serão debatidos, com destaque para a intensificação das demissões, imposição de metas, falta de funcionários, entre outros.

“O acordo bianual não nos impede de discutir as cláusulas sociais. Portanto, é importante debater esse tema e nos organizar. Para avançar nas negociações da nossa pauta, não descartamos a possibilidade de uma grande greve junto à categoria bancária”, diz o diretor do Sindicato, Júlio Passos.

Estarão em pauta também os eixos aprovados na Conferência Estadual dos Bancários, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de junho. Entre eles, a promoção da igualdade de oportunidades, a luta contra a terceirização, a defesa da jornada de seis horas e do emprego, o fim das metas, a saúde do trabalhador, a segurança bancária e a isonomia.

Inscrições:

As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de agosto pelo site do Sindicato ou pelo folder que será distribuído nas agências e pode ser entregue na sede e nas subsedes ou aos diretores do Sindicato nos próprios locais de trabalho.

Transporte:

Pessoas do interior terão o reembolso da passagem rodoviária mediante apresentação do bilhete. Em caso de transporte solidário (quatro bancários por carro), o Sindicato custeará o combustível, de acordo com a quilometragem.

Programação:

10h – Abertura

Mesa de conjuntura – com Helder Gomes, mestre em economia e doutor em política social

12h – Almoço

13h – Grupos de debate sobre minuta

15h – Plenária final

16h – Encerramento

Imprima
Imprimir