Congresso terá Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos

A Frente é composta por deputados e senadores e vai analisar todos os projetos em tramitação nas duas casas legislativas, Câmara e Senado, e difundir a importância das instituições públicas para o desenvolvimento do Brasil.

Foi lançada nesta quarta-feira, 08, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, integrada por deputados e senadores. O evento aconteceu durante o Seminário em Defesa dos Bancos Públicos, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e contou com a presença de parlamentares de diversos partidos, lideranças de entidades dos bancários, de movimentos sociais e representantes de centrais sindicais.

O coordenador geral do Sindibancários/ES, Jonas Freire, acompanhou o evento. Para ele, o destaque esteve na grande representatividade, o que confere mais força à luta em defesa das estatais. “Foi bastante representativo, não só do ponto de vista numérico, mas também em relação à diversidade de organizações presentes e de lideranças dos estados. Isso mostra, além da preocupação com o tema, a disposição de luta dos bancários e da sociedade em geral em defesa das empresas públicas”.

Jonas também falou sobre o papel da Frente Parlamentar em conjunto com luta política que acontece fora do Congresso. “A Frente parlamentar não exime nossa atuação nas ruas, mas ela cumpre um papel importante, porque muitas decisões passam pelo parlamento e é fundamental ter esse apoio ali dentro, com parlamentares comprometidos com essa pauta e atuando também na defesa do patrimônio público”, concluiu.

Representantes da Contraf e Fenae falaram pelos bancos públicos e destacaram os prejuízos das privatizações. “Com a privatização, o Estado perde uma grande ferramenta de desenvolvimento. Se a Caixa deixar de existir, por exemplo, quem vai fazer financiamento habitacional para uma família que ganha até dois mil reais? Só quem tiver muito dinheiro vai poder fazer. É isso que precisamos deixar claro para toda a sociedade”, afirmou o presidente da Fenae, Jair Ferreira.
A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos irá analisar todos os projetos em tramitação nas duas casas legislativas, Câmara e Senado, e difundir a importância das instituições financeiras públicas para o desenvolvimento do Brasil.
Coordenada pelo senador Jacques Wagner (PT-BA) e o deputado Zé Carlos (PT-MA), ela será também um espaço para a análise de todos os fatores que envolvem as ameaças de privatização, em suas diferentes modalidades.

Seminário “Bancos Públicos e Desenvolvimento”

Após o lançamento da Frente, especialistas em economia renomados, como Sérgio Mendonça, Luiz Gonzaga Belluzzo (Unicamp), ex-chefe da Assessoria Especial do Ministério da Fazenda, Paulo Fernando Cavalcanti Filho (UFPb) e Luiz Fernando de Paula (UFRJ) explicaram a importância dos bancos públicos para a população e para o desenvolvimento do país, durante o Seminário “Bancos Públicos e Desenvolvimento”.
Com informações da Contraf

Imprima
Imprimir