Congressos nacionais da Caixa e do BB debatem minuta da Campanha Salarial 2014

Bancários do Banco do Brasil e da Caixa participam até domingo, 08, dos congressos nacionais dos trabalhadores do Banco do Brasil e da Caixa. Os encontros iniciaram nesta sexta-feira, 06, e são realizados em espaços distintos do hotel Holliday Inn, no Parque Anhembi. Esse é o 25º Congresso Nacional dos Funcionários do BB e o […]

Bancários do Banco do Brasil e da Caixa participam até domingo, 08, dos congressos nacionais dos trabalhadores do Banco do Brasil e da Caixa. Os encontros iniciaram nesta sexta-feira, 06, e são realizados em espaços distintos do hotel Holliday Inn, no Parque Anhembi. Esse é o 25º Congresso Nacional dos Funcionários do BB e o 30º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) e serão espaços de debate e aprovação das pautas específicas de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2014.

Depois de aprovarem suas demandas específicas, os trabalhadores do BB e da Caixa participarão da 16ª Conferência Nacional dos Bancários, de 25 a 27 de julho, em Atibaia, interior de São Paulo, quando será decidida a pauta geral de reivindicações de toda a categoria, a ser negociada com a Fenaban.

Congresso BB

O 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil reúne 341 delegados e delegadas eleitos em encontros estaduais ou assembleias, além de 17 observadores. As propostas aprovadas nos eventos preparatórios e as oito teses inscritas foram sistematizadas pela Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

“O congresso é importante para fortalecer a luta dos trabalhadores. Esperamos que este ano a gente possa avançar nas propostas, sem salários rebaixados e outros quesitos não atendem aos anseios dos bancários do BB”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários/ES, Derik Bezerra.

Reunidos em grupos durante o Congresso, os bancários vão discutir sobre a remuneração e condições de trabalho, saúde e previdência, organização do movimento e o Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional.

Congresso Caixa

Cerca de 465 delegados de todo país,  entre empregados da ativa, aposentados e observadores,  participam do 30º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef).  Durante co encontro, serão debatidos também temas como saúde do trabalhador, condições de trabalho e de funcionamento das agências, Saúde Caixa, Funcef/aposentados, segurança bancária, jornada, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), isonomia de direitos entre novos e antigos empregados, carreira, terceirização e contratação de mais empregados.

Os bancários da Caixa no Espírito Santo são representados por 11 delegados, dentre eles a diretora do Sindibancários/ES, Lizandres Borges. “Esperamos que neste ano as resoluções do Conecef sejam realmente defendidas  pela Comissão de Empresas e que possamos mudar o quadro caótico das condições de saúde dos empregados dentro da Caixa hoje”, enfatiza Lizandre.

O tema “organização do movimento” será discutido em todos os grupos. Haverá também apresentação e defesa das teses inscritas, além de debate sobre conjuntura nacional com o coordenador de Atendimento Técnico e Sindical do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Artur dos Santos.
Com informações da Contraf e Fenae

Imprima
Imprimir