Bancários do BB e da Caixa participam de congressos específicos

O 27º Congresso Nacional dos Funcionários do BB e o 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) tem início nesta quinta-feira e segue até domingo, quando serão votadas as pautas de reivindicações específicas

A defesa dos bancos públicos, do emprego, melhores condições de trabalho e valorização salarial são alguns dos principais eixos das reivindicações que serão discutidas durante congressos nacionais específicos do Banco do Brasil e da Caixa, que acontecem até domingo, 19.  Os delegados capixabas participam da atividade e vão apresentar as propostas de minutas aprovadas pelos bancários e bancárias do Espírito Santo. O 27º Congresso Nacional dos Funcionários do BB e o 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) ocorrem no Hotel Holiday Inn, no Anhembi, em São Paulo.

Delegação capixaba do BB e da Caixa participam de congresso

Delegação capixaba do BB e da Caixa participam dos congressos específicos até domingo

Ao todo, cerca de 800 delegados e delegadas de todo o país participam dos congressos.  Os representantes dos bancários e bancárias capixabas foram eleitos pela categoria durante os congressos específicos estaduais do BB e da Caixa, durante a Conferência Estadual dos Bancários, realizado de 20 a 22 de maio. O diretor do Sindibancários/ES, Vinícius Moreira é um dos delegados capixabas do 32° Conecef.

“Esse será um congresso diferente dos últimos anos, tendo em vista a conjuntura política atual. Continuaremos cumprindo nosso papel de defender os direitos dos bancários da Caixa, como a reposição das perdas salariais, a isonomia, o fim das metas e vamos lutar pelo resgate do papel social da Caixa como banco público, em oposição a essa lógica de mercado seguida pelo governo Dilma (PT). Durante o congresso, seremos incisivos na defesa de uma negociação que contemple os interesses dos bancários da Caixa”, afirma Moreira.

Na programação do segundo dia dos Congressos -sexta-feira, 17 – será  realizado o  1º Seminário Nacional em Defesa do Bancos Públicos. Além dos bancários do BB e da Caixa, de outros bancos públicos e privados, o Seminário irá reunir diversos atores da sociedade civil, movimentos sindicais, sociais, populares e parlamentares.

Conferência Nacional

Após a aprovação das pautas específicas, que serão encaminhadas aos bancos, os trabalhadores também participam da 18ª Conferência Nacional dos Bancários, de 29 a 31 de julho, em São Paulo, quando será discutida e definida a pauta geral de reivindicações deste ano de toda a categoria bancária.

Confira a programação do 27º CNFBB e do 32º CONECEF

Sexta-feira- 17 e junho

9h às 16h – Seminário Nacional em Defesa dos Bancos Públicos

27º CNFBB

Sexta-feira- 17 e junho

17h – Regimento Interno

17h30 – Apresentação das teses

Sábado – 18 de junho

9h30-  Trabalho em Grupos

15h- Plenária das Correntes

Domingo – 19 de junho

10h às 13h – Deliberações finais no plenário geral

32º CONECEF

Sexta-feira – 17 de junho

17h –Regimento Interno

18h – Apresentação das teses

Sábado – 18 de junho

9h – Instalação e início dos trabalhos dos grupos

14h às 16h – Finalização dos trabalhos dos grupos

17h – Apresentação dos relatórios dos grupos

Domingo – 19 de junho

9h às 13h – Plenária Geral – Encerramento

Com informações da Contraf

Imprima
Imprimir