Dia do aposentado: Sindicato participa de café da manhã com associados da Baneses

Evento foi oportunidade para parabenizar os aposentados do Banestes e lembrar a importância de defender a previdência social e o Banestes como banco público

Jornas Freire, coordenador geral do Sindibancários, participou do café da manhã (Foto: acervo Baneses)

No Dia Nacional dos Aposentados, celebrado nesta terça-feira, 24, o coordenador geral do Sindibancários/ES Jonas Freire esteve presente no café da manhã promovido pela Fundação Banestes de Seguridade Social (Baneses) para os seus associados.

Jonas, que é bancário do Banestes, parabenizou os aposentados e aproveitou a oportunidade para falar sobre as ameaças à previdência social e ao caráter público do banco.

“A aposentadoria é um justo direito aos que trabalharam tanto. Infelizmente, esse é um benefício ameaçado pela Reforma da Previdência em pauta no Congresso, que impõe retrocessos para os trabalhadores e intensifica a exploração do trabalho. Isso eleva a importância dessa data, que deve ser de comemoração mas também de resistência”.

Em relação à realidade do Banestes, o diretor chamou a atenção para a força dos aposentados na luta contra a privatização do banco.

“A Fundação é uma entidade importante para o corpo social do Banestes, e os aposentados tem influência positiva para os empregados da ativa e para a sociedade. Como ex-funcionários, carregam consigo o respeito e a história de quem dedicou a vida ao trabalho no banco, conhecem a instituição financeira e foram responsáveis pela sua construção. Melhor do que muitos, podem testemunhar a necessidade de ter um banco público dos capixabas, daí a importância de cada aposentado e aposentada carregar essa bandeira”, disse Jonas.

De acordo com Jonas, a venda do Banestes levará a um desmonte do banco e de suas políticas, com possível redução da estrutura física e do número de empregados. Esse enfraquecimento impactará a Baneses e todas as instituições de alguma maneira vinculadas ao banco. “Por isso essa luta requer o envolvimento de todos”, conclui.

Seminário

Vale lembrar que o Sindibancários realiza no dia 11 de fevereiro o Seminário “Esse banco é da nossa conta”, onde será lançada uma nova campanha em defesa do Banestes público e estadual. Para participar basta se inscrever enviando os seus dados por email. Veja as orientações.

Imprima
Imprimir