Dia Internacional do Não Uso de Agrotóxico é marcado por manifestações em dezenas de cidades brasileiras

Nesta quarta-feira, 03 de dezembro, militantes da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida sairão às ruas para denunciar o uso de agrotóxicos na agricultura e o mal que ele causa à saúde da população e à natureza. Em Vitória/ES, o Comitê Vitória da Campanha Permanente organiza o Mutirão Contra os Agrotóxicos. As atividades […]

Nesta quarta-feira, 03 de dezembro, militantes da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida sairão às ruas para denunciar o uso de agrotóxicos na agricultura e o mal que ele causa à saúde da população e à natureza.

Em Vitória/ES, o Comitê Vitória da Campanha Permanente organiza o Mutirão Contra os Agrotóxicos. As atividades do Mutirão começam ainda hoje com a exibição do filme “O veneno está na mesa”, às 18 horas no IC II, na Ufes.

Desde 2008 o Brasil ocupa o lugar de maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Segundo dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), um terço dos alimentos consumidos cotidianamente pelos brasileiros está contaminado pelos agrotóxicos. Estudos científicos comprovam que há riscos para a saúde na exposição aos agrotóxicos e na ingestão de alimentos contaminados. O alto grau de toxicidade nos alimentos pode gerar problemas neurológicos, reprodutivos, hormonal e até mesmo o câncer.

Apesar dos riscos, impera no Brasil o modelo do agronegócio, que utiliza descontroladamente agrotóxicos e transgênicos, não gera empregos e não produz alimentos, desconsiderando a vida das pessoas e da natureza. O agronegócio concentra terra e prioriza apenas os monocultivos voltados para a exportação, como o plantio de eucalipto, soja e cana de açúcar. Enquanto isso, a agricultura camponesa preserva o meio ambiente e produz mais de 70% do alimento que chega à mesa dos brasileiros. 

Bhopal: 30 anos do maior acidente industrial do mundo

A data do Dia Internacional do Não Uso de Agrotóxico marca os 30 anos do pior acidente industrial do mundo na cidade de Bhopal, Índia. No dia 02 de dezembro de 1984, um vazamento de gás tóxico de uma fábrica de pesticidas da Companhia Union Carbide asfixiou a cidade formando uma enorme nuvem de gás e atingindo toda a população.

Estima-se que 25 mil pessoas tenham morrido em decorrência do vazamento. Após o acidente foram registrados em Bhopal muitos nascimentos de crianças com necessidades físicas especiais.

Confira a programação do Dia Internacional do Não Uso de Agrotóxicos que acontece em Vitória

02/12

Exibição do filme “O Veneno Está na Mesa I” – Local: Elefante Branco IC II – UFES – 18 horas

03/12

Panelaço + Panfletagem no Restaurante Universitário (R.U) – Concentração às 10 horas
Exibição do filme “O Veneno Está na Mesa II” – Local: Anfiteatro II, Elefante Branco – UFES – 16h30

Cineclube Sementes Livres, com a exibição do documentário “As Sementes do Nosso Quintal” + Pizzada Vegana – Local: Z.A.T. – 19hs

Ato + Panfletagem + Panelaço – Local: Portão principal da UFES – Concentração no Elefante Branco às 18h

04/12

Exibição do filme “Nuvens de Veneno” – Local: Elefante Branco IC II – UFES – 18h

 

Saiba mais no site da Campanha e assista ao documentário O veneno está na mesa:

http://www.contraosagrotoxicos.org/ 

Imprima
Imprimir