Diretoria do Sindicato se reúne nesta quarta-feira, 29, para avaliar propostas dos bancos

Posicionamento da diretoria do Sindicato será levado para a assembleia da categoria, que acontece nesta quarta-feira, 29, às 18h30, no Centro Sindical dos Bancários, em Vitória.

Diretores e diretoras do Sindibancários/ES se reúnem na manhã desta quarta-feira, 29, para avaliar e discutir as propostas apresentadas pela Fenaban, Caixa, Banco do Brasil, Banestes e BNB e definir o posicionamento do Sindicato. Bancários e bancárias capixabas participam de assembleia na noite desta quarta-feira,  às 18h30, no Centro Sindical a categoria, em Vitória.

Após dez rodadas de negociação e pressão do Comando Nacional dos Bancários e da categoria, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) recuou na tentativa de retirar direitos da categoria e apresentou uma proposta final, com reajuste de 5% (aumento real de 1,18% sobre uma inflação do INPC projetada em 3,78%) para salários e demais verbas. A proposta prevê, ainda, acordo com validade de dois anos.

O diretor do Sindibancários/ES, Carlos Pereira de Araújo (Carlão) representou os bancários capixabas e a Intersindical no Comando Nacional e foi o único a votar contra a aceitação das propostas.

“Como representante dos bancários capixabas e da Intersindical votei contra a proposta apresentada pela Fenaban, Caixa e Banco do Brasil por entender que mesmo que eles tenham recuado em algumas cláusulas de retirada de direitos, ainda assim a proposta final põe fim a conquistas importantes da categoria. Em relação ao Saúde Caixa, por exemplo, os bancários que ingressarem no banco a partir de agosto deste ano não terão direito a esse benefício,  e há ainda outros pontos prejudicais aos trabalhadores na proposta da Caixa. Outra pauta fundamental para a categoria é a defesa da manutenção do padrão de contratação, que não conseguimos garantir na Convenção Coletiva. Exceto o meu, todos os votos dos outros membros do Comando Nacional foi pela aceitação das propostas. Diante desse cenário, de conjuntura complexa, a diretoria do Sindicato se reunirá amanhã para avaliar e debater as propostas para definir um posicionamento para ser apresentado na assembleia”, explica Carlão.

 

Imprima
Imprimir