É Sábado!

Comemoração do Dia das Bancários e dos Bancários será com shows e consumação liberada. Ingressos já estão esgotados

Está tudo pronto para a tradicional Festa do Dia do Bancário e da Bancária! Neste sábado, 27, das 12h às 17 horas, a categoria irá se divertir ao som do Forró de Thiago Vianna e Banda, o samba reggae do Movimento Social Club e a apresentação de dança afro do Grupo Afronta. A festa acontece no Ilha Shows, na Praia do Canto, em Vitória, e os ingressos já estão esgotados.

O evento, com entrada gratuita para bancárias e bancários sindicalizados, terá consumação liberada e almoço com roda de boteco. O Sindicato dos Bancários/ES solicita a doação de 1 Kg de alimento não perecível no dia da festa, que serão doados para comunidades fragilizadas economicamente e socialmente.

“É importante comemorar o dia do bancário e da bancária, mas também é essencial refletir sobre o momento histórico para a nossa categoria que deu origem a essa data, que foi uma das mais longas greves já protagonizadas pelos bancários e bancárias. E em meio a uma Campanha Salarial, a festa é uma forma de integrar a categoria para os desafios que vêm a seguir”, diz o diretor do Sindicato, Dérik Bezerra.

Origem do Dia do Bancário e da Bancária

O Dia do Bancário e da Bancária é comemorado no dia 28 de agosto. Nesta data, em 1951, teve início uma das mais longas greves da história da categoria. Os bancários cruzaram os braços em forma de protesto durante 69 dias e sofreram forte repressão das autoridades, que prendiam e espancavam os trabalhadores.

Os bancários e bancárias reivindicavam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. No Espírito Santo, a categoria aderiu à greve no dia 05 de setembro. A pauta de reivindicações foi parcialmente aceita, mas os dias de resistência dos bancários tiveram um significado especial e a partir do ano seguinte, o dia 28 de agosto passou a ser o Dia do Bancário e da Bancária.

Imprima
Imprimir