Eleição da Funcef: manifesto de apoio crítico à Chapa do Participante

O Sindicato dos Bancários/ES apoia a Chapa 03 – Chapa do Participante. A votação ocorrerá entre os dias 2 e 4 de abril. Leia o manifesto e compartilhe!

Falar sobre a Funcef é falar sobre o futuro, sobre um patrimônio que construímos com nosso trabalho para preservar nossa segurança no período pós-aposentadoria. Por isso, participar e intervir nos processos eleitorais do nosso fundo de pensão é tão importante.

O Sindicato dos Bancários/ES defende candidaturas próprias, mas, nessa eleição, decidimos apoiar criticamente a Chapa 03 – Chapa do Participante. Explicamos o porquê. A atual direção da Funcef, representada na Chapa Controle e Resultado, tem gerido a Funcef sem independência em relação à direção do banco e ao próprio governo federal.

Não cobraram da Caixa o contencioso e ignoraram a manobra feita pelo banco para acabar com a paridade entre a CEF e os participantes no equacionamento do Reg/Replan não saldado, sem fazer qualquer denúncia contra isso. Esse mesmo grupo também deu aval para a diminuição da meta atuarial, o que pode resultar na redução da aposentadoria dos bancários e num aporte maior dos associados – uma medida que buscou apenas facilitar investimentos, onerando ainda mais os participantes da Funcef. Estamos convencidos de que a gestão atual, ao se manter distante das entidades representativas, pode enfraquecer a luta em defesa da Funcef.

Já a Chapa 02, Juntos pela Funcef, tem uma composição restrita ao corpo gerencial, afastando, portanto, o conjunto dos empregados da Caixa. A Chapa do Participante, Chapa 03, já esteve representada em gestões anteriores, as quais também tivemos críticas. Essa, no entanto, é a única chapa na disputa identificada com a luta dos trabalhadores e que carrega consigo o legado do movimento sindical.

Num momento de ataque extremo aos nossos direitos, de ameaças à Caixa 100% pública e de desmonte das estatais, é imprescindível que os trabalhadores e as trabalhadoras ocupem esses espaços de representação para resistir a qualquer medida de enfraquecimento das empresas públicas e do patrimônio dos empregados da Caixa.

Como dirigentes sindicais comprometidos com os bancários e com a luta dos trabalhadores, não podemos prescindir das críticas que já fizemos aos membros da Chapa 03 quando estes ocupavam espaço na direção da Funcef. Ao mesmo tempo, não os apoiar nesse momento significa abrir espaço para grupos mais afastados dos interesses da classe, quando não conflitantes.

Temos diferenças, mas nossas divergências não podem nos jogar no colo dos patrões. Por isso, pedimos seu voto para a Chapa 03 – Chapa do Participante, e reafirmamos a defesa de uma atuação independente no Conselho, de uma gestão profissional e transparente, que não esteja atrelada aos interesses de partidos ou governos – compromissos que vamos defender diante de qualquer direção.

Acesse a página da Chapa do Participante.

Imprima
Imprimir