Previ: nova diretoria toma posse

O Sindibancários/ES não apoiou nenhuma das chapa em disputa nessas eleições para a Caixa de Previdência. Em nota, a entidade expressou a linha política e de gestão defendida para a Previ.

Os bancários do Banco do Brasil elegeram a Chapa 3 – Compromisso com Associados para a direção da Caixa de Previdência no biênio 2016/2018. A chapa teve 27201 votos nacionalmente e foi eleita para a diretoria, para os conselhos fiscal, deliberativo, consultivo do Plano I e consultivo do Plano Previ Futuro e tomou posse na quarta-feira, 1.

No Espírito Santo, a Compromisso com os Associados venceu, apesar dos bancários da ativa terem dado a maioria dos votos à Chapa 1 e os aposentados terem votado massivamente na Chapa 5.

Nenhum dos grupos em disputa nessas eleições contou com o apoio do Sindibancários/ES. Em nota divulgada durante a campanha, a entidade expressou o modelo de gestão para a Previ e deixou a categoria se posicionar autonomamente sobre o voto:

Os bancários capixabas apostam em uma Previ que defenda os interesses dos associados e que atue com autonomia em relação ao BB e ao governo, seja ele qual for. Sua atuação deve ser submetida e prestar contas aos fóruns da categoria […] A opção por não apoiar nenhuma das chapas envolvidas na disputa foi tomada a partir de análise cuidadosa das dificuldades conjunturais da Previ e, principalmente, devido à fragmentação de bons quadros políticos entre as chapas. O Sindicato aposta na maior unidade possível para a composição das candidaturas e gestões, uma unidade pautada pela pluralidade de ideias e pensamentos, uma unidade que produza convergência de atores para enfrentar os atuais desafios […] Nesta eleição, convocamos a categoria a examinar as propostas das chapas, os currículos dos candidatos e colocá-los em perspectiva com o que defendemos para a Previ antes de depositarem o voto em urna.

Leia a nota completa do Sindibancários/ES sobre as eleições da Previ.

A Chapa 3 foi a única candidatura que defendeu o movimento sindical como espaço de construção da luta dos trabalhadores. Entretanto, ao ser apoiada pela CUT, a eleição da Chapa 3 preocupa os bancários capixabas devido à cultura de rebaixamento das reivindicações e de subserviência aos patrões vistas no movimento sindical cutista durante os governos de Lula e Dilma Rousseff.

“Os bancários do BB devem pressionar a Chapa 3 para que atue de forma independente de governos e permaneça ao lado dos beneficiários da Previ durante a gestão”, avalia Thiago Duda, diretor do Sindicato.

Conheça os eleitos para a PREVI

Diretor de Seguridade – Marcel Barros

Conselho Deliberativo – Wagner Nascimento (titular), Carlinhos Guimarães (titular), Rafael Zanon (suplente) e Odali Dias Cardoso (suplente)

Conselho Fiscal – Rosalina Amorim (titular), Fábio Ledo (suplente)

Conselho Consultivo do Plano de Benefícios 1 – José Ulisses (titular) e Rita Mota (suplente)

Conselho Consultivo do Plano de Benefícios PREVI Futuro – Deborah Negrão (titular), Tânia Leyva (suplente)

Imprima
Imprimir