Em congresso específico, banestianos aprovam minuta de reivindicações

Além da aprovação da minuta houve posse dos delegados sindicais e avaliação da Campanha Salarial 2015

Durante todo o sábado, 21, aconteceram os congressos específicos, que fazem parte da programação da Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias. O congresso específico do Banestes teve início com a posse dos delegados, seguida da avaliação da Campanha Salarial 2015, apresentação das teses, debate de reivindicações específicas, discussão e votação das propostas de minuta, além de debate e definição de estratégias de defesa do Banestes público estadual.

votacao-congresso-banestes-sindibancarios

Votação da minuta específica do Banestes

O coordenador geral do Sindicato dos Bancários/ES, Jessé Alvarenga, avalia como positiva a participação dos bancários e bancárias.

“Eles entenderam a complexidade da conjuntura, que é de aprofundamento das políticas neoliberais e retirada de direitos trabalhistas, e estão cientes da necessidade de construir a resistência e uma Campanha Salarial unificada. Inclusive, os banestianos tiveram uma participação qualificada tanto no congresso específico quanto na conferência como um todo”, afirma.

Avaliação da Campanha Salarial

Na avaliação da Campanha Salarial, o diretor do Sindicato dos Bancários/ES, Jonas Freire, recordou as dificuldades de avanço nas negociações.

“Estava claro que o Banestes estava esperando sair o índice da Fenaban para fazer uma proposta. Quando saiu o índice, e viram que era a reposição da inflação, e não abono, chegaram a dizer que estava alto. Eles não esperavam a reposição da inflação. Além disso, ficou nítido durante as negociações que a lentidão no avanço era uma ordem de governo, ou seja, de Paulo Hartung”, diz.

O também diretor do Sindicato, da subsede de Cachoeiro de Itapemirim, Marcos Rodrigues, destacou que a greve de 2015 demonstrou que existe uma insatisfação generalizada entre os banestianos em relação às condições de trabalho.

“Em Cachoeiro todas as agências foram fechadas. Na região sul só não conseguimos fechar três agências do Banestes. Nesse processo, a atuação dos delegados sindicais foi essencial para a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirma.

Posse dos delegados sindicais

congresso-novosdelegados-banestes-sindibancarios

Delegados e delegadas sindicais tomaram posse durante o congresso específico do Banestes

Logo no início do congresso específico do Banestes aconteceu a posse dos novos delegados e delegadas sindicais, eleitos em abril. Ao todo, são 15 delegados e delegadas, que cumprirão a função durante dois anos.

“O delegado sindical está na base, na agência. Age com autonomia em relação ao gestor, sendo o porta voz entre o funcionário e o Sindicato e o Sindicato e o funcionário. Um dos importantes papéis que os delegados têm que cumprir para o sucesso da nossa Campanha Salarial é promover, entre os colegas de trabalho, a reflexão da atual conjuntura, além da questão dos direitos de reivindicar e, se necessário, fazer greve. Assim, estará contribuindo com a mobilização da categoria”, diz o delegado sindical Valério Máximo Nogueira Frassom, que tomou posse durante o congresso específico.

Conheça algumas propostas da minuta específica do Banestes:

 

– Reajuste salarial de 24,58%

– Piso salarial do Dieese acrescido de 25% de gratificação, totalizando R$ 4.645,96

– Décimo quarto salário, que será pago junto à folha de pagamento de dezembro

– Reposição das perdas salariais

– Auxílio alimentação e refeição no valor de R$ 880,00

– Equiparação da comissão do gerente de relacionamento com o do gerente de negócios

– Plano de Cargos e Salários que inclua todos os funcionários

– Processo seletivo: critérios objetivos e transparentes, além de participação do sindicato em todos processos seletivos desde a elaboração do edital até a nomeação dos aprovação.

Eixos da campanha:

 

– Reposição das perdas salariais

– Contratação de mais bancários

– Banescaixa

– Fundação Banestes

– Plano de Cargos e Salários

– Defesa do Banestes Público Estadual

– Fundação Banestes (Baneses)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imprima
Imprimir