Espírito Santo recebe a I Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária

A feira contará com produtos dos assentamentos capixabas, além de programação cultural e debates

Trazer para a cidade alimentos das áreas de assentamentos é um dos objetivos da I Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária, que será realizada nos dias 1, 2 e 3 de setembro na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. O evento é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Espírito Santo (MST-ES), inclui, além do comércio de alimentos, outros produtos oriundos dos assentamentos de reforma agrária, como artesanatos, plantas ornamentais, medicinais entre outras.

“A feira atende a proposta de reforma agrária popular, que contempla a valorização não somente dos produtos agrícolas, mas também da cultura do campo como um todo, por exemplo, a música, a literatura, entre outros. Vem cumprir o papel de divulgar a produção dos agricultores e agricultoras sem intermédio de atravessadores, construindo uma relação direta entre os trabalhadores do campo e da cidade”, diz o integrante da coordenação estadual do MST e um dos organizadores da feira.

Dentro da programação serão realizados debates de temas sobre os danos do uso de agrotóxico e os benefícios da agroecologia e da soberania alimentar como alternativas saudáveis e com melhor resultado socioambiental. Na programação cultural haverá diversas atrações, como samba, forró, teatro, capoeira e hip-hop.

“A feira possibilita que o trabalhador da cidade possa conhecer o trabalho dos agricultores e a cultura do campo. Isso é muito importante, principalmente no cenário atual, em que precisamos construir uma greve geral para barrar as inúmeras tentativas de retirada de direitos. A união entre trabalhadores do campo e da cidade é fundamental!”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários/ES, Thiago Duda.

No Espírito Santo, existem 89 assentamentos rurais, sendo que 62 são organizados pelo MST, num total de 2786 famílias assentadas em mais de 31 mil hectares de terras que antes improdutivas agora cumprem sua função social.

PROGRAMAÇÃO

1/9 – QUINTA-FEIRA
7h Montagem Feira
13h Cultural Batucada da Juventude Sem Terra
14h Teatro do Oprimido – Máquina do Ódio (CA – SSO/ UFES)
Exposição Feira
15h Seminário Campanha Contra os Agrotóxicos
19h Ato de Abertura da “I Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária”
20h Chapéu de Palha
22h Encerramento

2/9 – SEXTA-FEIRA
7h Abertura da Feira
9h Recepção de escolas
Programa Rádio Soy Loco por Ti na Feira
13h Cultural Roda de Capoeira
14h Teatro do Oprimido – Há uma saída? (PET – Eco/ UFES)
Exposição Feira
15h Seminário Agroecologia e Soberania Alimentar
18h Lançamento marca do MST-ES “TERRA DE SABORES”
19h Hip-Hop
20h Regional da Nair
22h Encerramento
3/9 – SÁBADO
7h Abertura Feira
11h Cultural Roda de Samba
12h Ato de Encerramento Feira

Imprima
Imprimir