Espírito Santo sediará a 15ª conferência Interestadual dos Bancários do RJ/ES

No dia 29 de junho acontece, no SESC de Guarapari, das 8 às 17 horas, a 15ª Conferência Interestadual dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que, pela primeira vez, será sediada em terras capixabas. O evento é um importante espaço para debate da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2013 e é […]

No dia 29 de junho acontece, no SESC de Guarapari, das 8 às 17 horas, a 15ª Conferência Interestadual dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que, pela primeira vez, será sediada em terras capixabas. O evento é um importante espaço para debate da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2013 e é onde os bancários dos dois Estados definirão a tese que será levada à Conferência Nacional da categoria. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 24 de junho. 

Para se inscrever basta preencher o formulário disponível no site do Sindicato ou enviar uma cópia via fax pelo número (27) 3331-9993.

Troca de experiência
Além de ser um espaço de formação e debate, a Conferência é também uma oportunidade para trocar experiências e conhecer a realidade dos trabalhadores de outros bancos. A partir do diálogo entre a categoria, é possível fortalecer a articulação dos trabalhadores e construir novas estratégias de organização e de luta para enfrentar os problemas cotidianos nas agências.

Tese mais votada será levada à Conferência Nacional
A tese que for mais votada na Conferência Interestadual será a defendida na Conferência Nacional dos bancários e poderá disputar a minuta nacional. Por isso, é muito importante que os bancários capixabas garantam a participação no evento, sobretudo aqueles que acompanharam os debates do IV Congresso Estadual.

Como as últimas conferências interestaduais aconteceram sempre no Rio de Janeiro, a participação dos bancários capixabas era limitada, o que tornava mais difícil a disputa das propostas no evento. Agora, temos uma chance maior de mostrar o comprometimento dos bancários do ES e lutar pela aprovação da tese deliberada no nosso Congresso Estadual, para que ela possa disputar a Conferência Nacional da categoria.

Principais deliberações do IV Congresso Estadual/ES

Emprego
-Fim das demissões imotivadas e da rotatividade;
-Assinatura da Convenção 158 da OIT, que versa sobre a proteção do emprego contra demissões imotivadas;
-Contratação de mais bancários;
-Fim da terceirização;
-Fim dos correspondentes bancários.
Isonomia

Remuneração
-Índice de reajuste de 22,88%, sendo 8% referentes à inflação estimada do período (setembro de 2012 a agosto de 2013), 4,88% referentes às perdas salariais desde setembro de 1994 (Plano Real) e 10% por conta da lucratividade dos bancos em 2012 e a rentabilidade dos seus patrimônios líquidos;
-Salário mínimo do Dieese (R$ 2.824,92, em março) como piso da categoria.

PLR
-PLR linear para toda a categoria, com percentual de 15% do lucro líquido, distribuído linearmente a todos os bancários.

Saúde e Condições de trabalho
-Fim das metas;
-Fim do Assédio moral.

Sistema Financeiro
-Estatização do sistema financeiro;
-Defesa dos bancos públicos.

Imprima
Imprimir