Exposição fotográfica Retalhos da Vila homenageia trabalhadores

A mostra é do fotógrafo do Sindibancários/ES, Sérgio Cardoso, e é composta de retratos de dezesseis pessoas que contaram suas histórias de relação com a Vila Rubim

O Mercado Municipal da Vila Rubim recebe a exposição “Retalhos da Vila”, do fotógrafo e jornalista do Sindibancários/ES, Sérgio Cardoso.  A exposição tem o objetivo de homenagear os trabalhadores – comerciantes e comerciários – que, diariamente, se dedicam a trazer todo o tipo de mercadoria para abastecer as casas dos capixabas. A mostra, segundo o fotógrafo, é composta de retratos de dezesseis pessoas que contaram suas histórias de relação com o espaço.

Sérgio Cardoso é um assíduo frequentador do Mercado da Vila Rubim e, de tanto conversar com os trabalhadores de lá, achou que elas mereciam ser homenageados. “Eles contam histórias incríveis sobre suas vidas e a relação que eles tem com aquele espaço. Então eu achei que todo mundo deveria conhecê-los”, afirmou Cardoso.

A pesquisa para a realização da exposição “Retalhos da Vila” durou mais de quatro anos e levou em conta o  pertencimento dos trabalhadores com o Mercado Municipal da Vila Rubim. Todos os elencados e tantos outros que não estão na mostra são exemplo de resistência, perseverança e pertencimento a um lugar que se tornou, na maioria dos casos, a própria “casa” destes trabalhadores.

O Mercado Municipal da Vila Rubim já sofreu dois incêndios, sendo o último de proporções devastadoras. Então, além de se dedicarem a seus ofícios, os que ali trabalham também foram os responsáveis pelo espaço ressurgir novamente. “Acredito que o importante seja homenageá-los. Esta exposição é para que eles se vejam e, principalmente, para que sejam vistos”, afirmou o fotógrafo.

Visite a exposição

Exposição Retalhos da Vila

Mezanino da Associação dos Comerciantes do Mercado da Vila Rubim – Centro de Vitória.

 

Imprima
Imprimir