Festa do Dia do Bancário reúne categoria de todo o Estado

A alegria e muita dança tomou conta da festa do Dia da Bancária e do Bancário neste sábado,27, no Ilha Shows, em Vitória. O evento reuniu a categoria de todo o Estado que se divertiu ao som do Forró de Thiago Vianna e Banda e do samba reggae do Movimento Social Club. A apresentação de […]

Festa-Bancaria-27-08-2016

A alegria e muita dança tomou conta da festa do Dia da Bancária e do Bancário neste sábado,27, no Ilha Shows, em Vitória. O evento reuniu a categoria de todo o Estado que se divertiu ao som do Forró de Thiago Vianna e Banda e do samba reggae do Movimento Social Club. A apresentação de dança afro do Grupo Afronta também encantou o púbico.

A festa também foi momento de envolver ainda mais os bancários e bancárias na Campanha Salarial da categoria. “O Dia da Bancária e do Bancário faz alusão a uma greve histórica em que a categoria conquistou diversos direitos, por isso essa é uma data que representa um dia de luta e resistência. O momento é de comemoração e de preparação para uma greve forte, caso seja preciso ser feito nesta Campanha”, enfatizou o diretor do Sindibancários/ES, Dérick Bezerra.

O evento teve entrada gratuita para bancárias e bancários sindicalizados, consumação liberada e almoço com roda de boteco. Bancária do Banestes há sete ano, Viviane Trancoso Pontes Gomes, participou da comemoração pela primeira vez.

Festa-27-08-2016

“Gostei muito, é um evento bem organizado, com ótima recepção e voltarei no próximo ano com certeza”. A comemoração também foi oportunidade para os bancários e bancárias conversarem sobre os desafios da Campanha Salarial deste ano. Para Viviane, a expectativa é de que as negociações avancem e que sejam conquistadas melhores condições de trabalho.

“Realmente estamos sofrendo com a sobrecarga de trabalho, principalmente quem está nas agências. É urgente a contratação de mais empregados. Além disso, é preciso garantir que haja igualdade de oportunidades para todos dentro dos banco, com processos de seleção internos democráticos. Espero que nesta Campanha o banco esteja atento às nossas necessidades”, destacou.

Integração

Festa-categoria-27-08-2016

Bancários de bancos públicos e privados aproveitaram a festa para dançar, se divertir e aliviar a tensão que sofrem no cotidiano bancário. “Está tudo maravilhoso. Esse é o encontro dos bancários, dos seus amigos, momento para a gente se descontrair, aliviar a tensão do ambiente de pressão que vivemos dentro do banco. Essa é uma excelente iniciativa do Sindicato para comemorar nosso dia”, destacou o bancário do Santander Renan de Martine Moreira.

A organização e o clima de diversão marcaram a festa. “Parabenizo a organização da festa, está tudo ótimo. Música boa e muita animação. Estamos em clima de Campanha Salarial e esse momento é importante para a categoria se integrar ainda mais, Os banqueiros vão tentar reduzir nossos direitos, mas vamos manter nossa luta. Sem nossa união e luta não teremos vitória”, disse Everton de Paula Gujawski, bancário do Banco do Brasil há cinco anos.

Bancário da Caixa de São Silvano, há oito anos, Leandro Caetano Bonjardim, também marcou presença no evento. “A festa está ótima  e é um importante momento de integração da categoria. Isso é bom que nos une mais e, tendo em vista os desafios desta Campanha, vamos precisar nos manter juntos e mobilizados. Acredito que só com greve vamos arrancar nossos direitos”.  Os bancários do Bandes também festejaram a data. A Bancária Sandra Mara Barcelos foi uma delas. “Venho todo ano na festa e como sempre está muito organizada e bacana”, declarou Sandra, que é empregada do Bandes há 31 anos.

Origem do Dia do Bancário e da Bancária

O Dia do Bancário e da Bancária é comemorado no dia 28 de agosto. Nesta data, em 1951, teve início uma das mais longas greves da história da categoria. Os bancários cruzaram os braços em forma de protesto durante 69 dias e sofreram forte repressão das autoridades, que prendiam e espancavam os trabalhadores.

Os bancários e bancárias reivindicavam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. No Espírito Santo, a categoria aderiu à greve no dia 05 de setembro. A pauta de reivindicações foi parcialmente aceita, mas os dias de resistência dos bancários tiveram um significado especial e a partir do ano seguinte, o dia 28 de agosto passou a ser o Dia do Bancário e da Bancária.

Imprima
Imprimir