Está chegando a hora de comemorar o Dia da Bancária e do Bancário, celebrado em 28 de agosto. A festa dos capixabas é neste sábado, dia 29, das 12h às 17 horas, no Ilha Shows Vitória. Com o tema “Juntos no ritmo e na luta”, a comemoração será um momento de confraternização e fortalecimento da categoria para a Campanha Salarial 2015. Também é um momento de solidariedade, por isso, além de seu ingresso e documento de identidade, não se esqueça de levar um quilo de alimento para doações às comunidades quilombolas do norte do Estado.
A festa terá como atração nacional o Trio Virgulino. Formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro (zabumba), há 35 anos o trio lota casas de show com um repertório de forró pé-de-serra. O Grupo Beba do Samba, sucesso nas rodas de samba capixabas, também sobe ao palco prometendo manter o agito da festa. E entre um show e outro a Banda de Congo Nossa Senhora da Conceição, de Jacaraípe, fará uma participação especial.
A festa será com consumação liberada: almoço e roda de boteco. A reserva de ingresso foi encerrada no dia 21 de agosto.
Celebração da luta
O Dia do Bancário e da Bancária é comemorado no dia 28 de agosto. Nesta data, em 1951, teve início uma das mais longas greves da história da categoria. Os bancários cruzaram os braços em forma de protesto durante 69 dias e sofreram forte repressão das autoridades, que prendiam e espancavam os trabalhadores.
Greve dos bancários em 1951. (Foto: Sindicatos dos Bancários de São Paulo)
Os bancários e bancárias reivindicavam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. No Espírito Santo, a categoria aderiu à greve no dia 05 de setembro. A pauta de reivindicações foi parcialmente aceita, mas os dias de resistência dos bancários tiveram um significado especial e a partir do ano seguinte, o dia 28 de agosto passou a ser o Dia do Bancário e da Bancária.