Festa na APCEF Cachoeiro encerra celebrações do Dia do Bancário e da Campanha Salarial 2016

Bancários e bancárias da região Sul celebraram Dia do Bancário em festa na APCEF ao som de chorinho e clássicos da MPB e pop-rock em Cachoeiro

festa_bancarios_es_2016_cachoeiro

Bancários e bancárias do Sul capixaba reunidos para foto histórica na tarde deste sábado em Cachoeiro. Foto: Pedro André.

Bancários e bancárias do sul do estado tiveram uma tarde de música e muita confraternização neste sábado (5) na Festa das Bancárias e dos Bancários 2016. Realizada na APCEF Cachoeiro do Itapemirim, no Sul capixaba, pelo Sindicato, a festa reuniu a categoria para a celebração do Dia do Bancário, comemorado em agosto, e da luta travada pela categoria na Campanha Salarial 2016.

Cerca de 120 bancários foram embalados pelo som do chorinho e do pop rock durante a tarde. Um buffet de comida de boteco e churrasco, além de cerveja gelada, foram oferecidos aos bancários sindicalizados e convidados que toparam fortalecer o momento de alegria.

Veja o álbum de fotos da festa no Facebook do Sindicato.

O esquenta da tarde começou com o som da grupo de chorinho Pó de Mico, que abriu os trabalhos para o almoço e esquentou a categoria para a atração posterior, o grupo de pop-rock e MPB DiButuka, que agitou a festa até o finalzinho da tarde.

Celebração e luta

A bancária aposentada do Banestes Maristela da Silva Mendes ressalta a importância dos espaços de confraternização para a categoria.

“A festa nos une! Além de espaço do encontro, de festa, matamos a saudade dos colegas e nos articulamos, trocamos informações a respeito  da categoria em outras cidades e das ações políticas tocadas pelo Sindicato a partir das nossas demandas”, conta.

O bancário da ativa Silas Venâncio Bossois, do Banco do Brasil, colocou em relação a dinâmica de trabalho na agência, estrangulada pelas pressões cotidianas à necessidade dos bancários estarem juntos para fortalecer a coletividade da categoria.

“A confraternização do dia do bancário promovida pelo Sindicato nos aproxima e enfatiza a necessidade de estarmos juntos na luta, e os ambientes festivos são ótimos para enfatizar os pontos que nos unem e nos movem na luta”, relata.

 

A Festa das Bancárias e dos Bancários é organizada anualmente pelo Sindicato dos Bancários do Espírito Santo para comemorar o Dia do Bancário, no dia 28 de agosto. Neste ano, aconteceram grandes confraternizações em Vitória (27/08), Colatina e Linhares (10/09). A festa deste sábado, em Cachoeiro do Itapemirim encerram as celebrações em 2016.

“Organizamos a festa anual para garantir esse espaço de confraternização, são também esses espaços que alimentam nossa luta e nossa resistência. Contamos com a mobilização dos bancários e das bancárias nos próximos meses, que serão de intensa luta trabalhadora em defesa dos nossos direitos e da democracia”, explica o diretor do Sindicato Thiago Guimarães.

A Festa dos Bancárias e dos Bancários do Sul do estado aconteceu neste ano excepcionalmente em novembro devido às articulações para a Campanha Salarial 2016, explica o diretor do Sindibancários/ES Marco Rodrigues.

“Precisamos adiar um pouco a festa para os bancários do sul do estado para garantir toda a mobilização exigida pela luta travada neste ano, mas não perdemos o pique e a vontade de estar com colegas de categoria para celebrar nosso dia e nossa luta”, afirma Rodrigues.

Origem do Dia do Bancário e da Bancária

O Dia do Bancário e da Bancária é comemorado no dia 28 de agosto. Nesta data, em 1951, teve início uma das mais longas greves da história da categoria. Os bancários cruzaram os braços em forma de protesto durante 69 dias e sofreram forte repressão das autoridades, que prendiam e espancavam os trabalhadores.

Os bancários e bancárias reivindicavam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. No Espírito Santo, a categoria aderiu à greve no dia 05 de setembro. A pauta de reivindicações foi parcialmente aceita, mas os dias de resistência dos bancários tiveram um significado especial e a partir do ano seguinte, o dia 28 de agosto passou a ser o Dia do Bancário e da Bancária.

Imprima
Imprimir