Fórum de Mulheres prepara ato do 8 de Março 2018

A próxima reunião do Fórum de Mulheres ocorrerá no próximo dia 20, na Adufes, onde as participantes vão continuar a organização para a ação coletiva do dia 8 de Março, de luta contra a violência e o racismo contra mulheres.

O coletivo Fórum de Mulheres vem se reunindo para a construção do ato do próximo 8 de Março Unificadas – data instituída como Dia internacional de Luta das Mulheres. A concentração do ato será a partir das 13 horas, na praça Jucutuquara, em Vitória, com saída às 14 horas e caminhada até o Palácio Anchieta.

Com o tema Mulheres de luto em luta, o objetivo do 8 de Março em 2018 é  lutar contra o racismo, o machismo; contra as violências diversas; contra as reformas e pelos direitos sexuais e reprodutivos. Nesta fase de preparação para o movimento do 8 de Março, mulheres do campo, da cidade e das florestas estão se reunindo constantemente e divulgando a hastag #prePara.

Em luta contra todas as formas de violência e exploração que dominam a vida das mulheres, as participantes convidam a todas que quiserem colaborar nos preparativos para o 8 de Março. “Esse é um momento importante de unificação das entidades que integram o movimento. Nossa proposta é reunir o maior número de mulheres para lutar contras todas as reformas. Nossa luta é todo dia”, afirma Lindalva Firme, diretora do Sindicato dos Bancários.

Segundo ela, as mulheres são as mais prejudicadas com as reformas que estão acontecendo. “Somos as que têm os salários mais baixos, além da dupla jornada de trabalho, entre outros prejuízos. Por isso, sentimos que nesse movimento de 2018 mulheres de todas as áreas, inclusive das igrejas, estão se envolvendo. Estamos nos unindo para fazer essa luta diária, o ano todo”, acrescenta Lindalva.

Confira o 8m Unificadas_ES no Instagram.

Já a diretora do Sindicato Evelyn Flores destaca o forte movimento internacional feminista, que vem atuando contra “todo tipo de opressão, contra o sistema patriarcal e opressor”. “É um feminismo popular, transversal, que inclui a mulher trans, a mulher negra, por exemplo”, frisa a diretora.

A próxima atividade de organização está agendada para o dia 4, no Parque Moscoso, a partir das 14 horas. Nessa atividade, as mulheres vão preparar cartazes e materiais para o ato do dia 8.

Acesse a página do Fórum de Mulheres e participe da organização do dia 8 de Março: https://www.facebook.com/forumdemulheres.es/

Preencha sua resposta da Enquete Por que em luto e para que em luta? aqui:

Compartilhe o #prePara!

Imprima
Imprimir