Gilberto Occhi quer aderir ao PDVE, mas não abre mão da presidência da Caixa

Também querem aderir ao PDVE e permanecer em seus cargos comissionados os três vice-presidentes: Antônio Carlos Ferreira (Corporativo), Fábio Lenza (Produtos de Varejo) e Roberto Derziê (Governo)

Membros da cúpula da Caixa Econômica irão aderir ao Plano de Demissão Voluntária e receberão os benefícios da proposta sem deixar os cargos comissionados que ocupam. Entre eles estão o presidente do banco, Gilberto Occhi; e três vice-presidentes, que são Antônio Carlos Ferreira (Corporativo), Fábio Lenza (Produtos de Varejo) e Roberto Derziê (Governo).

Segundo a Caixa, nenhuma regra impede o presidente e os vices de aderirem ao plano, pois todos são funcionários de carreira do banco. Os quatro ingressaram na Caixa por meio de concurso, nos anos 80. De acordo com as normas internas do banco, apenas diretores-executivos são obrigados a deixar os cargos caso peçam demissão. Atualmente, dos 12 vice-presidentes da Caixa, 9 são funcionários de carreira.

“Isso não passa de uma manobra. Como ocupam um cargo de indicação política, que não está no plano de cargo e carreira, querem aderir ao PDVE, ganhar os dez salários extras oferecidos pela Caixa para quem fizer isso, mas continuar em seus cargos comissionados. Se querem aderir ao PDVE, moralmente deveriam abrir mão de seus cargos também”, diz o diretor do Sindicato dos Bancários/ES, Vinícius Moreira.

No comunicado interno sobre o PDV, não fica claro se as indenizações do presidente e dos vices devem ser calculadas com base nos salários atuais ou levando em conta a remuneração que recebiam no último cargo que ocuparam como funcionários de carreira.

A Caixa afirma que fez uma consulta à Comissão de Ética da Presidência da República sobre a possibilidade de seus dirigentes aderirem ao plano. O órgão deve emitir um parecer sobre o tema até o final do mês, segundo o banco. De acordo com a instituição financeira, não haverá homologação de demissão de dirigentes do banco enquanto a comissão não der seu parecer.

Imprima
Imprimir