Grito dos Excluídos acontece neste sábado, na Serra

Acontece amanhã, dia 7 de setembro, a 19ª edição do Grito dos Excluídos, este ano levando para as ruas o tema “Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular”. A concentração será a partir das 8h30, na Praça de Vila Nova de Colares, na Serra, de onde os participantes seguirão em caminhada até o bairro […]

Acontece amanhã, dia 7 de setembro, a 19ª edição do Grito dos Excluídos, este ano levando para as ruas o tema “Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular”. A concentração será a partir das 8h30, na Praça de Vila Nova de Colares, na Serra, de onde os participantes seguirão em caminhada até o bairro Feu Rosa. O ato será dividido em três eixos: Direitos Sociais, Direitos Humanos e Mundo do Trabalho. O Sindicato dos Bancários/ES participará deste último.


As principais bandeiras de luta defendidas pelo Sindicato serão o não pagamento da dívida pública e a oposição ao PL 4330. “Queremos unir os trabalhadores da periferia em torno da luta contra o grande prejuízo que a aprovação deste projeto de lei pode trazer, ele representa a perda de direitos conquistados pela classe trabalhadora ao longo de décadas. Os patrões querem precarizar as condições de trabalho no Brasil, terceirizando sem limites, com jornadas extensas, baixos salários, desrespeitando, por exemplo, acordos coletivos de categorias organizadas como a dos bancários. Esse projeto de lei é o sonho de reforma trabalhista dos grandes empresários”, afirma o diretor do Sindicato e representante da entidade na comissão organizadora do Grito dos Excluídos, Fabrício Coelho.

“Também almejamos somar forças na luta pelo não pagamento da dívida pública, pois o dinheiro público deve ser utilizado para investir em saúde, educação e outros direitos que devem ser garantidos a todo e qualquer cidadão”, continua Fabrício.

Pela primeira vez o Grito dos Excluídos será realizado na Serra, e a escolha do local dialoga com o tema deste ano. O município é considerado um dos mais violentos do Brasil, tendo, inclusive, um alto índice de violência contra a juventude negra e pobre.

A organização do Grito dos Excluídos disponibilizará três ônibus gratuitamente para quem quiser participar do ato. Um sairá da Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, às 7h30. Os outros dois partirão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no mesmo horário.

Imprima
Imprimir