Grito dos Excluídos será na Grande Terra Vermelha nesta sexta, 07

Com o tema “Desigualdade gera violência: basta de privilégios”, a manifestação acontece em Riviera da Barra, a partir das 8h

Este ano, a região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, sediará a 24ª edição do Grito dos Excluídos, organizado por pastorais sociais, sindicatos e movimentos sociais e populares, com o protagonismo das juventudes de Terra Vermelha, no dia 07 de setembro. A concentração será a partir das 8h, na Praça de Riviera da Barra. O tema da manifestação popular é “Vida em Primeiro Lugar. Desigualdade Gera Violência: Basta de Privilégios”.

O ato acontece no mesmo dia da realização do desfile cívico de 7 de setembro, e representa um grito de denúncia do povo excluído por mais direitos.

A região da Grande Terra Vermelha, que tem um histórico de violência e abandono por parte do poder público, foi escolhida atendendo a pedidos da própria comunidade, por ser um espaço de resistência, já que as políticas públicas implementadas ali foram conquistadas com muita luta de seus moradores.

Essa é a quarta vez que o Grito acontece na periferia da Grande Vitória, já tendo passado por São Pedro, Feu Rosa e Itararé. Esse ano a manifestação contará com quatro alas temáticas: violência contra os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, contra os direitos humanos, contra as ocupações urbanas, o direito à moradia e à cidade; e contra o meio ambiente. Por meio delas, os participantes irão reivindicar muitos direitos que são negados à população e denunciar as diversas formas de violências existentes.

“Várias organizações sindicais e movimentos sociais integram o Grito dos Excluídos e esse ano o Sindibancários/ES, mais uma vez, estará presente para denunciar os retrocessos com a aprovação da reforma trabalhista e da terceirização irrestrita, que retiram direitos e prejudicam todos os trabalhadores. Vamos intensificar a nossa luta contra as ameaças das privatizações e da reforma da previdência. Convidamos os bancários e bancárias capixabas a se juntarem ao povo nas ruas para lutar contra a retirada de direitos e contra as desigualdades sociais que geram violência contra os trabalhadores, em especial contra as mulheres, negros e LGBTs. O ato também será um protesto contra o descaso com o meio ambiente. Há quase três anos, por exemplo, vimos o Rio Doce ser assassinado pela irresponsabilidade e ganância da mineradora Samarco, que até hoje segue impune. ”, afirma Lindalva Firme, diretora do Sindibancários/ES.

 

24º Grito dos Excluídos

Data: 07 de setembro

Local: Praça de Riviera da Barra, na Grande Terra Vermelha, em Vila Velha

Horário: 8h

Imprima
Imprimir