Itaú instala porta giratória após pressão do Sindicato

Após pressão do Sindicato dos Bancários/ES, o banco Itaú cumpriu a determinação judicial e instalou porta giratória nas unidades chamadas Agências Negócios. Para pressionar o banco a respeitar as medidas de segurança previstas em lei, o Sindibancários/ES realizou diversas paralisações de agências e entrou com uma ação judicial contra o banco. No Estado, as agências […]

Após pressão do Sindicato dos Bancários/ES, o banco Itaú cumpriu a determinação judicial e instalou porta giratória nas unidades chamadas Agências Negócios. Para pressionar o banco a respeitar as medidas de segurança previstas em lei, o Sindibancários/ES realizou diversas paralisações de agências e entrou com uma ação judicial contra o banco. No Estado, as agências em Jucutuquara e Centro da Praia, em Vitória, e uma em Guarapari funcionavam nesse modelo.

Ao implantar as agências de negócios sem oferecer nenhuma medida segurança, o Itaú infringiu a Lei Federal 7.102/83 que proíbe o funcionamento de estabelecimentos bancários onde haja movimentação de numerário com ausência de vigilantes. Além disso, o banco também desrespeita a Lei Estadual n° 5.229, elaborada com a contribuição do Sindibancários/ES, e que exige a instalação de portas giratórias com detector de metais em todas as agências e postos bancários do Estado.

“Além de desrespeitar duas leis, estadual e federal, o Itaú colocou em risco a vida de bancários e clientes, e isso é inadmissível. Infelizmente, nos estados onde não há uma lei que exija a instalação de porta de segurança, o Itaú mantém as chamadas agências de negócios sem nenhuma segurança. Com essa postura, fica evidente que para o Itaú, o lucro está acima da vida”, enfatizou o diretor do Sindibancários/ES, Carlos Pereira de Araújo (Carlão).

Mesmo com as paralisações das agências, realizadas pelo Sindibancários/ES, e com lucro exorbitante, o banco resistiu a implantar a porta giratória sob a justificativa de que nas agências desse modelo não há movimentação de dinheiro, uma vez que só funcionam os caixas eletrônicos e não há caixa com trabalhadores bancários. No entanto, as transações de saque e depósitos de dinheiro estão disponíveis nos caixas eletrônicos.

Leia também:

Bancos pagam 19 milhões em multas por falta de segurança

Bancários do Itaú fecham agência do Shopping Moxuara cobrando segurança

Insegurança: pesquisa aponta 66 mortes em assaltos envolvendo bancos

Imprima
Imprimir

Comentários