Juntos e fortes para avançar nas conquistas! Lançada Campanha Nacional dos Bancários

Ao som de marchinha e com muita irreverência, bancários capixabas lançaram na manhã desta sexta-feira, 14, a Campanha Nacional da categoria, que tem o tema “Juntos e fortes para avançar nas conquistas”. Para marcar o início da luta por melhores condições de trabalho e valorização salarial, os bancários percorreram as agências do centro de Vitória […]

Ao som de marchinha e com muita irreverência, bancários capixabas lançaram na manhã desta sexta-feira, 14, a Campanha Nacional da categoria, que tem o tema “Juntos e fortes para avançar nas conquistas”. Para marcar o início da luta por melhores condições de trabalho e valorização salarial, os bancários percorreram as agências do centro de Vitória e distribuíram panfletos com as suas reivindicações. Durante o lançamento, foi entregue a minuta específica dos empregados do Banestes à direção do banco, no Palas Center.

 “O lucro dos bancos cresce a cada ano, mas eles insistem que não têm condições de atender nossas reivindicações, além de promoverem demissões. Os bancos públicos também se recusam a contratar mais empregados. Por isso, exigimos mais contratações e dizemos não à exploração do trabalho bancário e às altas tarifas cobradas pelos bancos. Se for preciso, vamos fazer greve para que possamos arrancar melhores condições de trabalho e valorização econômica. Convocamos todos os bancários e bancárias para juntos lutarmos por mais direitos”, enfatiza o coordenador geral do Sindibancários/ES, Jessé Alvarenga, que representa os bancários capixabas no Comando Nacional.

Veja GALERIA DE FOTOS do lançamento

Lanamento CS2015 - 750

Reivindicações

Dentre as principais reivindicações dos bancários estão: reajuste de 16%; valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.299,66 em junho); PLR de três salários mais R$ 7.246,82; defesa do emprego; fim da terceirização; combate às metas e ao assédio moral. Além disso, nesta campanha os bancários dizem “não” ao reajuste fiscal do governo Dilma e às tentativas de privatização dos bancos públicos.

Mais direitos é o que os bancários querem conquistar. “Espero que nesta campanha a gente conquiste melhores condições de trabalho e a contratação de mais empregados. Estamos sobrecarregados, principalmente quem atua nas agências, pois há um número alto de pessoas para atender, e a quantidade de funcionários é reduzida”, declarou uma bancária do Banestes, que não quis se identificar.  

Caititu fora da manada é comida de onça! Participe da Campanha Nacional!

Para mostrar a importância da união e mobilização da categoria na Campanha Nacional, os caititus também entraram em cena durante o ato de lançamento e nas visitas às agências. Por meio de teatro, onde os caititus representavam os bancários e a onça os banqueiros, foram encenadas várias situações de assédio moral e pressão por metas no trabalho bancário. Mas os caititus colocaram a onça para correr e mostraram que “se correr o bicho pega. Se juntar o bicho corre!”.

E foi a sabedoria do povo que inspirou a identidade da Campanha Nacional das Bancárias e dos Bancários 2015. O simpático caititu, uma espécie de porco-do-mato, virou nosso mascote na representação do coletivo. O caititu tende a viver em grupos estáveis. É uma estratégia para defesa contra os predadores, pois são presas de grandes carnívoros. Em determinadas épocas do ano, quando o risco de predação é maior, ocorre a fusão de dois ou mais grupos, formando grandes agrupamentos para resistir aos ataques dos predadores. É esse sentimento de pertencimento a um grupo e de união para enfrentar desafios e se tornar forte que pegamos emprestado da natureza para guiar nossos debates na campanha salarial 2015.

Lanamento CS2015 - escada - 750

Imprima
Imprimir

Comentários