Lançada Frente Parlamentar pela Auditoria da Dívida Pública

A criação da Frente Parlamentar Mista reforça luta em defesa da investigação e transparência da dívida pública brasileira

A luta pela auditoria cidadã da dívida pública obteve mais uma vitória. Na última terça-feira, 09, foi criada a Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular na Câmara dos Deputados. Responsável por abocanhar mais de 40% do orçamento da União, a dívida pública é o que mantém ativo o sistema de destinação de recursos públicos para o sistema financeiro privado, enquanto as políticas públicas essenciais para a população recebem cada vez mais escassas verbas.

DIVIDA-PUBLICA-2015

Fonte: http://www8d.senado.gov.br/dwweb/abreDoc.html?docId=684712 . Inclui o “refinanciamento” ou “rolagem” da dívida, pois o governo inclui neste item grande parte dos juros pagos.

A coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli destacou que a criação da Frente só foi possível graças às milhares de pessoas que abraçaram a causa e batalharam para levar o tema ao foco dos debates. Ela explicou como a dívida abrange e afeta os vários setores e áreas que vem sofrendo constantes ataques e cortes.

Ainda no início do evento, Fattorelli colocou para aprovação o estatuto e a logomarca da Frente Parlamentar, que irá contar com uma composição pluripartidária, encabeçada pelo deputado Edmilson Rodrigues (PA) no âmbito da Câmara dos Deputados e pelo senador João Capiberibe (AP) no Senado Federal.

A dívida pública e a crise

Vários dos 25 deputados que prestigiaram o lançamento criticaram as atuais políticas do governo golpista de Temer, que promove ajustes e cortes para garantir o pagamento da dívida pública.

O deputado Ivan Valente (Psol)  lembrou que já existe um material levantado durante a CPI da Dívida, que investigou as manobras fiscais e econômicas realizadas por diferentes governos, mas que nunca foi levado em conta. Os deputados Adelmo Leão, Enio Verri, Luiz Couto, Glauber Braga, Ronaldo Lessa, Maria do Rosário e Érika Kokay lembraram que o lançamento da Frente surge em um momento de bastante preocupação nacional, onde o PLP 257 encontra-se prestes a ser aprovado e Comissão de Constituição e Justiça admitiu a constitucionalidade da PEC 241.

Participação

Cerca de 25 parlamentares de vários partidos e mais de 70 entidades confirmaram presença no lançamento da Frente Parlamentar pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular. Os nove grupos de trabalho já foram definidos e os interessados deverão procurar a Auditoria Cidadã da Dívida, no site ou pelo e-mail: auditoriacidada@gmail.com.

Com informações do site www.auditoriacidada.org.br

Imprima
Imprimir

Comentários