Caixa tem novo presidente

A posse ocorreu nesta segunda-feira (2), em Brasília. Representantes dos trabalhadores reforçam luta em defesa do banco 100% público e necessidade de a diretoria da empresa dialogar com os empregados

Nelson Antônio de Souza é o novo presidente da Caixa, em substituição a Gilberto Occhi, que deixou o cargo para assumir o Ministério da Saúde. A posse ocorreu na manhã desta segunda-feira,02, em Brasília (DF), em cerimônia no Palácio do Planalto. Nelson Souza ocupava até então a Vice-Presidência de Habitação do banco.

Apesar de ser empregado de carreira do banco, Nelson Souza é uma indicação do Governo Temer. Por isso, independentemente de quem esteja no comando do banco, empregados, entidades representativas e sociedade devem continuar mobilizados para barrar ameaças contra o caráter 100% público da Caixa, lutando para que ele continue parceira estratégica do governo na execução de políticas públicas.

“Percebemos que não haverá muita alteração na atual linha de gestão da Caixa, por isso entendemos que a prioridade nesta conjuntura continua sendo a organização e mobilização dos trabalhadores da empresa para resistir aos ataques aos empregados da Caixa. Este ano será decisivo para a garantia dos nossos direitos, conquistados com muita luta ao longo de anos. Devemos lutar para manter o atual acordo coletivo e pela continuidade da Caixa 100% pública, atuando no fomento das políticas sociais do país.

Rita Serrano, representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa e dirigente da Fenae, avalia a mudança com ressalvas. “Considero positivo o fato de o novo presidente ser empregado de carreira, porque isso valoriza a Caixa e seu corpo funcional. Mas não creio que a mudança traga grandes alterações nos rumos do banco, já que a política do governo é predominante e tem como pretensão diminuir o tamanho da Caixa”, observa.

Quem é o novo presidente da Caixa

Nelson Antônio de Souza iniciou carreira na Caixa em 1979. Na empresa já ocupou os cargos de diretor-executivo de Gestão de Pessoas, chefe de gabinete da Presidência e superintendente nacional da região Nordeste e do FGTS. Em 2014, assumiu a Presidência do Banco do Nordeste (BNB) e, em agosto de 2015, tomou posse como vice-presidente de Habitação da Caixa.
Com informações da Fenae

Imprima
Imprimir