Panfletagem no Banestes cobra negociação

Banco estadual ignora pauta de reivindicações dos bancários e não abre negociação

Foto: Sérgio Cardoso

Durante toda a manhã desta quinta-feira, 02, diretores do Sindibancários/ES fizeram panfletagem no Banestes Palas Center dialogando com funcionários sobre a importância de reforçar a mobilização da categoria para cobrar que o Banestes abra as negociações.

Mantendo uma postura de desrespeito aos trabalhadores, a direção do Banestes se mantém fechada para o diálogo. Ignorando a minuta de reinvindicações, entregue pelo Sindibancários/ES desde o dia 20 de junho, o banco estadual ainda não deu nenhum retorno sobre o início das negociações da Campanha Salarial da categoria.

Após um mês sem resposta, o Sindicato enviou novo ofício ao banco cobrando que a direção abra as negociações. Enquanto a Campanha Nacional já marcou a sexta rodada com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o Banestes é o único banco que sequer anunciou um calendário.

“Estamos aqui para pressionar que o Banestes abra um canal de diálogo, porque desde que assumiu a direção do banco, Michel Sarkis manteve as portas fechadas para os empregados e o Sindicato. Conversamos com os banestianos sobre a importância de intensificar a nossa mobilização para forçar a abertura das negociações e garantir, além dos direitos da Convenção Nacional, as conquistas do nosso acordo específico”, ressaltou Jonas Freire, Coordenador Geral do Sindibancários/ES.

Os bancários do Banestes conquistaram uma série de benefícios no acordo específico que não constam na Convenção Nacional. A postura intransigente do banco em não querer dialogar, coloca em risco todos esses direitos conquistados com muita luta, ao longo de anos, nas mesas específicas de negociações.

 

Convenção Nacional Acordo específico com Banestes
PLR PLR + REV (Remuneração Estratégica Variável)
VR e VA VR e VA com valor maior
Licença saúde com direito a VA por 6 meses Licença saúde com direito a VA e VR por 24 meses
Licença maternidade com direito a VA Licença maternidade com direito a VA e VR
Abono assiduidade de 1 dia Abono assiduidade de 4 dias
—- Adiantamento do 13º salário em abril
—- Licença para acompanhar filho menor em caso de internação de até 30 dias
—- Delegados sindicais
Imprima
Imprimir